Foto do(a) blog

Baixe e ouça as principais notícias e análises

'Estadão Notícias': Movimento contra as armas nos EUA ganha força e pressiona políticos

PUBLICIDADE

Por Emanuel Bomfim
Atualização:

Edição desta sexta-feira, 23, analisa o debate sobre controle de armas que hoje toma os Estados Unidos. A mobilização para pressionar políticos a alterar as leis e restringir o acesso a armamentos vem ganhando cada vez mais força no país, a ponto do presidente Donald Trump receber na Casa Branca os estudantes sobreviventes do recente massacre ocorrido em escola na Flórida. Trump também se comprometeu publicamente a buscar soluções, o que não significa que sejam as mais prudentes. Ele tem defendido em seus discursos armar os professores e sugeriu pagar um bônus aos docentes que portarem armas no exercício pedagógico cotidiano.

PUBLICIDADE

Em contraposição à retórica armamentista, o movimento batizado de #NeverAgain ganha cada vez mais adeptos, não só entre jovens, mas também entre personalidades e figuras do legislativo americano, em especial os democratas. O objetivo é não só sensibilizar a sociedade norte-americana como um todo, mas tentar enfraquecer o poderoso lobby da indústria de armas. Para se aprofundar pelo tema, programa de hoje entrevista Fernando Brancoli, professor de relações internacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. "Particularmente, eu acho que não será suficiente para furar esta bolha do lobby, mas é uma movimentação interessante. É uma mudança se a gente for comparar com os casos anteriores", avalia.

 

Outro assunto de hoje envolve o ministro da Fazenda Henrique Meirelles. Mas não pelo viés econômico e sim, eleitoral. Meirelles passou a admitir de maneira mais clara que pode entrar na disputa pela presidência em outubro. A movimentação política do ministro é assunto para bate papo com a editora da 'Coluna do Estadão', Andreza Matais.

 

Você pode participar com sugestões e comentários em nossa produção de podcasts. Aguardamos o seu e-mail no seguinte endereço: podcast@estadao.com

 

AGORA ESTAMOS DISPONÍVEIS NA DEEZER! Os podcasts do Estadão acabam de ganhar um novo canal de distribuição: o serviço de streaming Deezer. Para ouvir, basta fazer o login na plataforma. Uma vez logado, é só colocar no campo de busca o nome do programa ("Estadão Notícias") que você terá acesso imediato a todo nosso histórico de publicações. Você também pode acessar diretamente clicando neste link.

Publicidade

 

OUÇA TAMBÉM NO SPOTIFY!

O 'Estadão Notícias' é um dos poucos podcasts disponibilizados na plataforma de streaming Spotify. Para acessá-lo e passar a segui-lo, basta digitar o nome do programa ("Estadão Notícias") no campo de busca. Ou pode clicar diretamente neste link.

 

Cerca de 100 alunos da escola Marjory Stoneman Douglas de Parkland marcharam rumo à Tallahassee com o objetivo de pressionar o Congresso local a aprovar leis que restrinjam a venda de armas de fogo. ( Foto: Saul Martinez/The New York Times)

 

 
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.