‘Estadão Notícias’: O Brasil que sai das urnas

‘Estadão Notícias’: O Brasil que sai das urnas

Gustavo Lopes Alves

30 de outubro de 2018 | 06h00

Após uma corrida eleitoral marcada pelo confronto e pela polarização que envolveram toda a sociedade, o Estadão Notícias conversa com o cientista político e professor da Unesp Marco Aurélio Nogueira sobre o Brasil que sai das urnas depois da vitória de Jair Messias Bolsonaro, do PSL. Com mais de 55 milhões de votos, o capitão reformado do Exército foi eleito o 38º presidente da história e o primeiro militar escolhido pelo voto popular desde Eurico Gaspar Dutra, em 1945.

Com um discurso liberalizante na economia e conservador nos costumes, e com um forte apelo à rejeição da classe e do sistema político, Bolsonaro terá o desafio de governar um país dividido e com inúmeras incertezas quanto ao futuro. A própria campanha do candidato não deu indícios claros de como será seu governo e quais serão suas primeiras ações concretas em áreas críticas, como segurança pública, política econômica e fiscal e educação.

O esforço de governabilidade que o próximo presidente terá que exercer; os direcionamentos poucos claros deixados pelo primeiro discurso depois de eleito; as mudanças que o presidente Bolsonaro terá que fazer em relação ao candidato com discursos extremistas; a formação da equipe ministerial; a acomodação das novas forças políticas surgidas depois do pleito e a organização da oposição; os desafios que a classe política e a sociedade de maneira geral terão para se pacificar e voltar à vida cotidiana.

E ainda, quais serão os principais desafios da equipe econômica de Jair Bolsonaro no próximo ano. O Ministério da Fazenda preparou o chamado “livro branco” em que defende como necessárias a manutenção do teto de gasto, a urgência da reforma da Previdência e uma negociação para a crise fiscal dos Estados. Conversamos com a editora do Broadcast econômico, Sílvia Araújo sobre o assunto.

Confira ainda a tradicional coluna Direto ao Assunto, com José Nêumanne Pinto.

 

ESTAMOS DISPONÍVEIS NA DEEZER!

Os podcasts do Estadão são oferecidos para consumo gratuito no serviço de streaming Deezer. Para ouvir, basta fazer o login na plataforma. Uma vez logado, é só colocar no campo de busca o nome do programa (“Estadão Notícias”) que você terá acesso imediato a todo nosso histórico de publicações. Você também pode acessar diretamente clicando neste link.

 

OUÇA TAMBÉM NO SPOTIFY!

O ‘Estadão Notícias’ é um dos poucos podcasts disponibilizados na plataforma de streaming Spotify. Para acessá-lo e passar a segui-lo, basta digitar o nome do programa (“Estadão Notícias”) no campo de busca. Ou pode clicar diretamente neste link.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.