‘Estadão Notícias’: O combate às ‘fake news’ e a massa de indecisos nas eleições
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

‘Estadão Notícias’: O combate às ‘fake news’ e a massa de indecisos nas eleições

Emanuel Bomfim

12 Junho 2018 | 06h00

Estadão realizou ontem na Faap, em São Paulo, um Fórum para debater campanha eleitoral e disseminação de fake news. Entre os participantes do evento estava Daniel Bramatti, presidente da Associação Brasileira de Jornalismo investigativo (Abraji). Ele é o convidado de hoje do programa para falar sobre alguns dos assuntos abordados no painel que tratou das chamadas “notícias falsas”. Tais como: o papel do Estado no combate à prática, a contribuição do jornalismo profissional e de que maneira as empresas, como as plataformas de redes sociais, têm atuado para coibir os boatos propagados nas redes. O tema se tornou ainda mais sensível por conta da proximidade das eleições e o quanto o voto poderá ser influenciado pela proliferação de peças de conteúdo duvidoso. Ouça a entrevista no player abaixo.

Programa de hoje ainda conversa com o cientista político Vitor Oliveira, da consultoria Pulso Público, sobre um fenômeno que as pesquisas de intenção de voto têm captado: há uma grande parcela de eleitores que se declara “sem candidato” ou que pretende anular ou deixar em o voto em branco. Muitas vezes, somados, chegam a quase 50% dos entrevistados. Isso é sinal do descrédito da classe política tradicional ou meramente uma questão de falta de informação?

 

Confira ainda o comentário de José Neumanne Pinto, na coluna Direto ao Assunto. Hoje, ele fala sobre o depoimento de Fernando Henrique Cardoso (FHC) ao juiz federal Sérgio Moro como testemunha de defesa de Lula.

 

Você pode participar com sugestões e comentários em nossa produção de podcasts. Aguardamos o seu e-mail no seguinte endereço: podcast@estadao.com.

 

ESTAMOS DISPONÍVEIS NA DEEZER!

Os podcasts do Estadão acabam de ganhar um novo canal de distribuição: o serviço de streaming Deezer. Para ouvir, basta fazer o login na plataforma. Uma vez logado, é só colocar no campo de busca o nome do programa (“Estadão Notícias”) que você terá acesso imediato a todo nosso histórico de publicações. Você também pode acessar diretamente clicando neste link.

 

OUÇA TAMBÉM NO SPOTIFY!

O ‘Estadão Notícias’ é um dos poucos podcasts disponibilizados na plataforma de streaming Spotify. Para acessá-lo e passar a segui-lo, basta digitar o nome do programa (“Estadão Notícias”) no campo de busca. Ou pode clicar diretamente neste link.

(Foto: Amanda Perobelli/Estadão)