As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

‘Estadão Notícias’: “O PT está caminhando para a insignificância”, analisa cientista político

Emanuel Bomfim

20 de dezembro de 2017 | 06h00

Edição desta quarta-feira, 20, discute o posicionamento da esquerda brasileira com a aproximação das eleições majoritárias do ano que vem. O PT, que sempre aglutinou os demais partidos neste campo ideológico, coloca todas as suas fichas na figura do ex-presidente Lula. Diz que não pensa em “plano b”, mas corre o sério risco de não ter um candidato forte em 2018, pois ainda está pendurado na decisão da Justiça sobre a possível condenação de Lula. As siglas que sempre fecharam com o PT, tais como PSOL e PC do B, se movimentam para constituir candidatos próprios. E Ciro Gomes, pré-candidato pelo PDT, tenta ser o herdeiro dos votos de Lula, caso o petista não possa mesmo disputar a eleição.

Para além do xadrez eleitoral, e no discurso? O que a esquerda tem apresentado de agenda para a sociedade brasileira? Analisamos este tema numa entrevista com o cientista político e professor do Mackenzie, Rogério Battistini. “O PT está caminhando para a insignificância. Não representa mais setores organizados da sociedade, não representa mais o sindicalismo, os movimentos sociais, não representa mais a inteligência. O PT está associado hoje ao passado, ao patrimonialismo, e aos vícios que corroeram a República. Eu vejo o PT como um partido de costas para o moderno, para o contemporâneo”.

 

Programa de hoje também faz projeções para o cenário econômico para o ano que vem. Ouvimos o diretor de Análise Setorial e Inteligência de Mercado da Consultoria Tendências, Adriano Pitoli. Para ele, a trajetória de queda da inflação e de recuperação da economia deve continuar em 2018.

 

AGORA ESTAMOS DISPONÍVEIS NA DEEZER!

Os podcasts do Estadão acabam de ganhar um novo canal de distribuição: o serviço de streaming Deezer. Para ouvir, basta se logar na plataforma. Uma vez logado, é só colocar no campo de buscas o nome do programa (“Estadão Notícias”) que você terá acesso imediato a todo nosso histórico de publicações. Você também pode acessar diretamente clicando neste link.

 

OUÇA TAMBÉM NO SPOTIFY!

O ‘Estadão Notícias’ é um dos poucos podcasts disponibilizados na plataforma de streaming Spotify. Para acessá-lo e passar a segui-lo, basta digitar o nome do programa (“Estadão Notícias”) no campo de buscas. Ou pode clicar diretamente neste link.

 

Lula ainda não sabe se poderá ser candidato em 2018 (Foto: Ayrton Vignola/Estadão)