Foto do(a) blog

Baixe e ouça as principais notícias e análises

'Estadão Notícias': Onyx Lorenzoni virou "pedra no sapato" de Bolsonaro?

PUBLICIDADE

Por Emanuel Bomfim
Atualização:

Homem de confiança do presidente eleito Jair Bolsonaro, Onyx Lorenzoni já não surfa mais em águas calmas no processo de transição para o próximo governo. Trouxe consigo uma carga indesejável, ainda mais para um grupo político que ascende ao poder identificado com a bandeira anticorrupção: ele está sendo investigado por suposto crime de caixa 2. Recebeu sinalizações de trégua do futuro ministro da Justiça, Sérgio Moro, mas não adiantou. Precisou o próprio Bolsonaro afirmar que sua caneta BIC pode agir. O vice, general Hamilton Mourão, foi mais direto: "comprovada ilicitude, precisa deixar o governo". A declaração esconde algo ainda mais danoso: o núcleo militar do governo Bolsonaro não alimenta muito apreço pela figura de Onyx.

PUBLICIDADE

Seu papel, como futuro ministro da Casa Civil, será nevrálgico: ajudar a forjar uma coalizão no Congresso que possa comprar as pautas da nova gestão, além de contribuir para a administração do próprio Executivo. Não se sabe se há meramente um "senso de oportunidade", mas o contexto de fragilidade vivido pelo deputado gaúcho permitiu que vários partidos esbravejassem sobre a forma de condução do futuro ministro na ligação com o Congresso. O "fardo Onyx" estaria ficando pesado demais? Conversamos sobre o tema com o cientista político Rafael Cortez, da Tendências Consultoria. Ouça no player acima.

 

Confira ainda a tradicional coluna "Direto ao Assunto", com José Nêumanne Pinto.

 

ESTAMOS DISPONÍVEIS NA DEEZER! Os podcasts do Estadão são oferecidos para consumo gratuito no serviço de streaming Deezer. Para ouvir, basta fazer o login na plataforma. Uma vez logado, é só colocar no campo de busca o nome do programa ("Estadão Notícias") que você terá acesso imediato a todo nosso histórico de publicações. Você também pode acessar diretamente clicando neste link.

 

OUÇA TAMBÉM NO SPOTIFY!

Publicidade

Os podcasts do Estadão também são oferecidos para consumo gratuito na plataforma de streaming Spotify. Para acessá-lo e passar a segui-lo, basta digitar o nome do programa ("Estadão Notícias") no campo de busca. Ou pode clicar diretamente neste link.

 

 Foto: Estadão
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.