PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Baixe e ouça as principais notícias e análises

'Estadão Notícias': Os irresponsáveis do Congresso vão se perpetuar?

Por Emanuel Bomfim
Atualização:

É natural que a eleição presidencial ganhe mais holofotes. Porque dela se exprime muito do que será o rumo do País nos próximos quatro anos. O risco, no entanto, é ficar engessado no culto ao personalismo e deixar de lado um aspecto fundamental na construção de uma democracia sólida: a composição do Legislativo. Basta observar o quanto o Congresso tem sido irresponsável com as contas públicas nas últimas semanas, em medidas que foram batizadas posteriormente de "farra fiscal".

PUBLICIDADE

Em outras palavras, não basta que o plano de governo de um presidente seja excepcional. Se a Câmara e o Senado não tiverem o mesmo nível de comprometimento, o País fica à mercê do jogo de interesses. A série de reportagens iniciada pelo Estadão no último domingo é o exemplo cristalino do modus operandi nada republicano das bancadas do Congresso.

 

Inspirados neste material, convidamos para um debate hoje aqui no programa dois especialistas: a cientista política Joyce Luz, professora da USP, e o sociólogo Rodrigo Prando, professor do Mackenzie. Num bate-papo conduzido pela jornalista Carolina Ercolin, eles falam sobre as reais condições do Congresso ser renovado e realçam a importância da escolha do voto no Poder Legislativo. Está imperdível! Ouça no player acima.

 

E não perca o comentário do dia de José Nêumanne Pinto na coluna "Direto ao Assunto".

 

Você pode participar com sugestões e comentários em nossa produção de podcasts. Aguardamos o seu e-mail no seguinte endereço: podcast@estadao.com.

Publicidade

 

ESTAMOS DISPONÍVEIS NA DEEZER! Os podcasts do Estadão são oferecidos para consumo gratuito no serviço de streaming Deezer. Para ouvir, basta fazer o login na plataforma. Uma vez logado, é só colocar no campo de busca o nome do programa ("Estadão Notícias") que você terá acesso imediato a todo nosso histórico de publicações. Você também pode acessar diretamente clicando neste link.

 

OUÇA TAMBÉM NO SPOTIFY!

O 'Estadão Notícias' é um dos poucos podcasts disponibilizados na plataforma de streaming Spotify. Para acessá-lo e passar a segui-lo, basta digitar o nome do programa ("Estadão Notícias") no campo de busca. Ou pode clicar diretamente neste link.

FOTO: ANDRE DUSEK/ESTADAO Foto: Estadão

 

 
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.