As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

‘Estadão Notícias’: Perfis robôs podem mudar o rumo das eleições?

Emanuel Bomfim

04 Julho 2018 | 06h00

Qual o tamanho da influência que os robôs poderão ter nas eleições de outubro? Estes programas automatizados, batizados de “bot” e fáceis de serem comprados, ajudam na obtenção de maior relevância na rede. Pesquisa recente da InternetLab mostrou, por exemplo, que, em média, 37,4% dos seguidores de pré-candidatos à Presidência no Brasil são robôs.

O recordista é o senador Álvaro Dias, postulante ao cargo pelo Podemos. Mais de 60% de seus seguidores no Twitter são formados por perfis falsos. Para entender mais do assunto, conversamos com um especialista: Fabro Steibel, pesquisador do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS Rio). Ele explica que os robôs sempre existiram, desde o início da internet. O problema, segundo ele, é para qual finalidade eles são empregados. E no caso da política, se eles estão sendo contratados pelos candidatos. O que não é permitido. Ouça entrevista completa no player acima.

 

Edição de hoje ainda conversa com a editora da “Coluna do Estadão”, Andreza Matais, sobre o mais recente embate envolvendo o juiz Sérgio Moro e o Supremo Tribunal Federal, na figura do ministro Dias Toffoli. Este é o mesmo assunto que pauta o comentário de José Nêumanne Pinto na coluna “Direto ao Assunto”.

 

Você pode participar com sugestões e comentários em nossa produção de podcasts. Aguardamos o seu e-mail no seguinte endereço: podcast@estadao.com.

 

ESTAMOS DISPONÍVEIS NA DEEZER!

Os podcasts do Estadão são oferecidos para consumo gratuito no serviço de streaming Deezer. Para ouvir, basta fazer o login na plataforma. Uma vez logado, é só colocar no campo de busca o nome do programa (“Estadão Notícias”) que você terá acesso imediato a todo nosso histórico de publicações. Você também pode acessar diretamente clicando neste link.

 

OUÇA TAMBÉM NO SPOTIFY!

O ‘Estadão Notícias’ é um dos poucos podcasts disponibilizados na plataforma de streaming Spotify. Para acessá-lo e passar a segui-lo, basta digitar o nome do programa (“Estadão Notícias”) no campo de busca. Ou pode clicar diretamente neste link.

 

Pré-candidato pelo Podemos, Álvaro Dias, é quem mais possui seguidores com perfis robôs (Foto: Dida Sampaio/Estadão)

 

Mais conteúdo sobre:

robôsinterneteleicoes 2018fake news