As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

‘Estadão Notícias’: Política externa vira dor de cabeça para Bolsonaro

Diego Henrique de Carvalho

19 de dezembro de 2018 | 06h00

Antes mesmo de assumir em definitivo a Presidência, Jair Bolsonaro já tem atraído alguns problemas na esfera das relações internacionais. A obsessão de copiar os Estados Unidos e transferir a embaixada brasileira de Tel Aviv para Jerusalém é um deles e pode ter consequências negativas que não se restringem apenas ao campo simbólico. A Liga Árabe se reuniu recentemente e promete aumentar a pressão sobre o Brasil caso o novo governo leve mesmo a cabo essa promessa. Entre as medidas, estaria a redução da compra de carnes e outros produtos brasileiros pelos governos árabes. Conversamos com o correspondente do Estadão na Europa, Jamil Chade, sobre o tema.

Outro assunto do episódio de hoje é o acordo de leniência do grupo empresarial J&F firmado com o Ministério Público. A empresa temia que este acordo pudesse ser cancelado com a rescisão da delação premiada de alguns de seus executivos. O ministro do STF, Edson Fachin, afastou essa possibilidade inicialmente. O especialista Celso Vilardi, entrevistado aqui no programa, explica que ainda há muita fragilidade na maneira como são firmados os acordos de leniência no Brasil. Ele acredita que o País precisa copiar o modelo norte-americano para ter maior segurança jurídica.

Confira ainda a coluna “Direto Ao Assunto” com os comentários de José Nêumanne Pinto.

 

ESTAMOS DISPONÍVEIS NA DEEZER!

Os podcasts do Estadão são oferecidos para consumo gratuito no serviço de streaming Deezer. Para ouvir, basta fazer o login na plataforma. Uma vez logado, é só colocar no campo de busca o nome do programa (“Estadão Notícias”) que você terá acesso imediato a todo nosso histórico de publicações. Você também pode acessar diretamente clicando neste link.

OUÇA TAMBÉM NO SPOTIFY!

Os podcasts do Estadão também são oferecidos para consumo gratuito na plataforma de streaming Spotify. Para acessá-lo e passar a segui-lo, basta digitar o nome do programa (“Estadão Notícias”) no campo de busca. Ou pode clicar diretamente neste link.