As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

‘Estadão Notícias’: Por que é tão difícil aumentar número de candidaturas femininas?

Emanuel Bomfim

02 Julho 2018 | 06h00

A obrigatoriedade de se aplicar 30% dos fundos destinados à campanha eleitoral em candidaturas femininas vem criando sérias dificuldades para uma boa parte dos partidos brasileiros. Com receio de perder esta importante fatia, dirigentes de siglas têm questionado a Justiça Eleitoral sobre alternativas, como aplicar os recursos em campanhas com candidatas que ocupem postos secundários, com os de vice – conforme revelou reportagem do Estadão na semana passada.

A questão ganhou ainda mais força nestas eleições pelo fato do investimento empresarial estar proibido. Ou seja, os partidos dependem essencialmente dos fundos públicos (partidário e eleitoral). A tentativa de driblar a “cota feminina” demonstra que projetar mulheres no cenário político-eletivo ainda caminha a passos lentos no Brasil. Avançamos neste assunto numa conversa com a cientista política Christiane Romeo, professora da faculdade Ibmec. Ela afirma que, num plano ideal, a obrigatoriedade de se cumprir com uma cota não é positiva, mas considera que no atual contexto brasileiro a medida realmente é necessária.

 

Confira ainda nesta edição nossa tradicional agenda econômica da semana com os comentários da editora do Broadcast, Renata Pedini; e as análises sobre o cenário político de José Nêumanne Pinto na coluna “Direto ao Assunto”.

 

Você pode participar com sugestões e comentários em nossa produção de podcasts. Aguardamos o seu e-mail no seguinte endereço: podcast@estadao.com.

 

ESTAMOS DISPONÍVEIS NA DEEZER!

Os podcasts do Estadão acabam de ganhar um novo canal de distribuição: o serviço de streaming Deezer. Para ouvir, basta fazer o login na plataforma. Uma vez logado, é só colocar no campo de busca o nome do programa (“Estadão Notícias”) que você terá acesso imediato a todo nosso histórico de publicações. Você também pode acessar diretamente clicando neste link.

 

OUÇA TAMBÉM NO SPOTIFY!

O ‘Estadão Notícias’ é um dos poucos podcasts disponibilizados na plataforma de streaming Spotify. Para acessá-lo e passar a segui-lo, basta digitar o nome do programa (“Estadão Notícias”) no campo de busca. Ou pode clicar diretamente neste link.