‘Estadão Notícias’: Por que o Brasil não possui alternativa para o diesel?

‘Estadão Notícias’: Por que o Brasil não possui alternativa para o diesel?

Emanuel Bomfim

31 de maio de 2018 | 06h00

Além das questões políticas envolvidas e das demandas econômicas dos caminhoneiros, a greve colocou em pauta mais uma vez o debate sobre nossa eterna dependência dos combustíveis fósseis. Em especial dos derivados do petróleo, como o óleo diesel e a gasolina. Apesar de serem extremamente eficientes, eles produzem resíduos danosos para o planeta e para saúde humana. Ora, qual é o plano brasileiro para reduzir o uso de diesel no transporte? Praticamente não há, explica o professor do Instituto de Energia e Ambiente da USP, Oswaldo Lucon, ouvido aqui pelo programa.

Os biocombiustíveis, segundo ele, ainda estão longe de ser empregados no setor. Já os modelos elétricos não possuem aplicação para veículos grandes, como os caminhões. A saída seria buscar outros modais, como as ferrovias, mas também sem qualquer prioridade no horizonte governamental do País. Lucon ainda explica que o esgotamento do petróleo não é um problema efetivamente. “Não temos é atmosfera para isso”, ressalta o especialista. Ouça a entrevista completa no player acima.

 

Confira ainda nesta edição uma análise política sobre os desdobramentos da greve num papo com o sociólogo e professor do Mackenzie, Rodrigo Prando.

 

Você pode participar com sugestões e comentários em nossa produção de podcasts. Aguardamos o seu e-mail no seguinte endereço: podcast@estadao.com.

 

AGORA ESTAMOS DISPONÍVEIS NA DEEZER!

Os podcasts do Estadão acabam de ganhar um novo canal de distribuição: o serviço de streaming Deezer. Para ouvir, basta fazer o login na plataforma. Uma vez logado, é só colocar no campo de busca o nome do programa (“Estadão Notícias”) que você terá acesso imediato a todo nosso histórico de publicações. Você também pode acessar diretamente clicando neste link.

 

OUÇA TAMBÉM NO SPOTIFY!

O ‘Estadão Notícias’ é um dos poucos podcasts disponibilizados na plataforma de streaming Spotify. Para acessá-lo e passar a segui-lo, basta digitar o nome do programa (“Estadão Notícias”) no campo de busca. Ou pode clicar diretamente neste link.

(Foto: Paulo Liebert/Estadão)

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.