As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

‘Estadão Notícias’: Posse confirma tônica antissocialista de Bolsonaro

Emanuel Bomfim

18 de dezembro de 2018 | 06h00

Deixar Cuba e Venezuela de fora da festa da posse não chega a ser um descalabro diante da retórica empregada ao longo do processo eleitoral. Ninguém esperava ver Jair Bolsonaro cumprimentando Nicolás Maduro no dia 1º de janeiro. Ainda assim, o desconvite não caiu bem. Soou pouco cortês para um gesto que tem um sentido diplomático mais amplo e menos personalista. A polêmica, no entanto, suscita outros questionamentos mais relevantes: qual será a exata distância do próximo governo em relação a estes dois países? E, dentro da “ala comunista”, qual o tratamento a ser dado à China, importante parceiro comercial? Debatemos o tema com o professor de Direito Internacional da FMU, Manuel Furriela. Ouça no player abaixo.

Episódio desta terça-feira (18) ainda fala sobre o destino que o Poder Judiciário dará ao auxílio-moradia. Em novembro, o ministro Luiz Fux revogou o pagamento do benefício para magistrados e integrantes do Ministério Público em resposta ao reajuste salarial dos ministros da Corte sancionado pelo presidente Michel Temer. O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) tem sessão hoje para chegar a um consenso de qual será o valor e quais critérios vão embasar a concessão do auxílio-moradia. A extinção do benefício, como deseja a sociedade, não parece mais ser mais um dilema. Discutimos o assunto com o advogado criminalista e constitucionalista, Adib Abdouni.

 

Confira também a coluna “Direto ao Assunto”, com os comentários de José Nêumanne Pinto.

 

ESTAMOS DISPONÍVEIS NA DEEZER!

Os podcasts do Estadão são oferecidos para consumo gratuito no serviço de streaming Deezer. Para ouvir, basta fazer o login na plataforma. Uma vez logado, é só colocar no campo de busca o nome do programa (“Estadão Notícias”) que você terá acesso imediato a todo nosso histórico de publicações. Você também pode acessar diretamente clicando neste link.

 

OUÇA TAMBÉM NO SPOTIFY!

Os podcasts do Estadão também são oferecidos para consumo gratuito na plataforma de streaming Spotify. Para acessá-lo e passar a segui-lo, basta digitar o nome do programa (“Estadão Notícias”) no campo de busca. Ou pode clicar diretamente neste link.