‘Estadão Notícias’: Pressão ideológica mexe com escolha de ministro da Educação
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

‘Estadão Notícias’: Pressão ideológica mexe com escolha de ministro da Educação

Emanuel Bomfim

22 Novembro 2018 | 06h00

O nome de Mozart Neves Ramos era dado como certo para assumir o Ministério da Educação no governo de Jair Bolsonaro. Além de currículo e experiência exemplares, o diretor do Instituto Ayrton Senna vinha participando de reuniões com a equipe de transição e recebeu o convite do presidente eleito para comandar a pasta. Aceitaria o cargo nesta quinta-feira. A divulgação de que ele seria o provável novo ministro acabou provocando reclamações da bancada evangélica. E o que era certo ficou incerto. Mesmo que Ramos tenha preparação técnica para a função, seu perfil “moderado” não teria agradado aqueles favoráveis ao projeto Escola Sem Partido. Quem explica em detalhes a movimentação nos bastidores sobre essa escolha é a repórter especial do Estadão, Renata Cafardo.

Episódio de hoje do programa ainda repercute uma grande notícia que o Brasil teve ontem. Uma escola construída no norte do Tocantins, de madeira e tijolos de barro, bateu um edifício residencial em Milão, uma escola de música em Tóquio e uma universidade em Budapeste, e conquistou o prestigiado prêmio de arquitetura internacional, o Riba International Prize. A jornalista Carolina Ercolin conversou com um dos arquitetos responsáveis pela Escola Fazenda Canuanã, horas depois da divulgação do resultado.

 

Confira ainda nesta edição a tradicional coluna “Direto ao Assunto”, com os comentários de José Nêumanne Pinto.

 

ESTAMOS DISPONÍVEIS NA DEEZER!

Os podcasts do Estadão são oferecidos para consumo gratuito no serviço de streaming Deezer. Para ouvir, basta fazer o login na plataforma. Uma vez logado, é só colocar no campo de busca o nome do programa (“Estadão Notícias”) que você terá acesso imediato a todo nosso histórico de publicações. Você também pode acessar diretamente clicando neste link.

 

OUÇA TAMBÉM NO SPOTIFY!

Os podcasts do Estadão também são oferecidos para consumo gratuito na plataforma de streaming Spotify. Para acessá-lo e passar a segui-lo, basta digitar o nome do programa (“Estadão Notícias”) no campo de busca. Ou pode clicar diretamente neste link.

 

Escola Fazenda Canuanã, no Tocantins (Foto: Divulgação)