Foto do(a) blog

Baixe e ouça as principais notícias e análises

'Estadão Notícias': Qual é o nível de qualidade da democracia brasileira?

PUBLICIDADE

Por Emanuel Bomfim
Atualização:

É possível atestar com métodos objetivos o funcionamento do sistema de governo que pressupõe o povo como soberano nas decisões? Foi a partir desta indagação que o Instituto Atuação foi a campo e buscou extrair dados concretos sobre a competência das instâncias do Estado e sua relação com a população civil. Assim nasceu o Índice de Democracia Local. O objeto para construção do levantamento foi a cidade de Curitiba, mas segundo os pesquisadores, o modelo é plenamente aplicável em qualquer município do País. No caso da capital paranaense, o índice ficou em 49,5%. O resultado é definido por cinco critérios, tais como funcionamento do governo local, participação política e cultura democrática.

PUBLICIDADE

Conversamos sobre o assunto com Henrique Raskin, gestor de pesquisas do Instituto Atuação. Segundo ele, o retrato é chocante especialmente quando se mede o nível de conhecimento político da população. 60% dos entrevistados não sabem as funções dos poderes Executivo e Legislativo. Há uma faceta ainda mais crônica captada pelo estudo. De acordo com Raskin, a sociedade atual perde cada vez mais o senso de coletividade. Ou seja, há um total descompromisso e desencanto com a vida e a participação comunitária - seja no próprio condomínio onde mora, na própria rua, bairro ou cidade. "A eleição se torna apenas algo mecanizado", conclui o convidado do programa de hoje. Ouça a entrevista completa no player acima.

 

Confira ainda nesta edição o tradicional comentário de José Nêumanne Pinto sobre questões da política nacional no quadro "Direto ao Assunto".

 

Você pode participar com sugestões e comentários em nossa produção de podcasts. Aguardamos o seu e-mail no seguinte endereço: podcast@estadao.com.

 

ESTAMOS DISPONÍVEIS NA DEEZER! Os podcasts do Estadão acabam de ganhar um novo canal de distribuição: o serviço de streaming Deezer. Para ouvir, basta fazer o login na plataforma. Uma vez logado, é só colocar no campo de busca o nome do programa ("Estadão Notícias") que você terá acesso imediato a todo nosso histórico de publicações. Você também pode acessar diretamente clicando neste link.

Publicidade

 

OUÇA TAMBÉM NO SPOTIFY!

O 'Estadão Notícias' é um dos poucos podcasts disponibilizados na plataforma de streaming Spotify. Para acessá-lo e passar a segui-lo, basta digitar o nome do programa ("Estadão Notícias") no campo de busca. Ou pode clicar diretamente neste link.

 

 
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.