Estamos à beira do racionamento de energia? Ouça no ”Estadão Notícias’

Estamos à beira do racionamento de energia? Ouça no ”Estadão Notícias’

Gustavo Lopes Alves

03 de dezembro de 2020 | 00h10

Nesta semana, a agência Nacional de Energia Elétrica anunciou o retorno da bandeira vermelha nas contas de luz. O que isso significa? A cada 100 kWh, a energia ficará R$ 6,24 mais cara. Esse aumento só deveria ocorrer no ano que vem, mas a Aneel alertou que o aumento do consumo, aliado ao baixo nível das represas, fizeram com que o país tivesse que utilizar outros meios de produção de energia, como as termelétricas, que são mais caras. Além disso, as previsões de chuva para o mês de dezembro nas represas não são animadoras, o que pode complicar o fornecimento de energia nos próximos meses.

Afinal, diante deste cenário é possível que tenhamos um racionamento de energia? Qual é a situação atual do sistema elétrico brasileiro? Na edição de hoje, conversamos com o professor e coordenador do Centro de Análise, Planejamento e Desenvolvimento de Recursos Energéticos do Instituto de Energia e Ambiente da USP.

ESTAMOS DISPONÍVEIS NA DEEZER!

Os podcasts do Estadão são oferecidos para consumo gratuito no serviço de streaming Deezer. Para ouvir, basta fazer o login na plataforma. Uma vez logado, é só colocar no campo de busca o nome do programa (“Estadão Notícias”) que você terá acesso imediato a todo nosso histórico de publicações. Você também pode acessar diretamente clicando neste link.

OUÇA TAMBÉM NO SPOTIFY!

Os podcasts do Estadão também são oferecidos para consumo gratuito na plataforma de streaming Spotify. Para acessá-lo e passar a segui-lo, basta digitar o nome do programa (“Estadão Notícias”) no campo de busca. Ou pode clicar diretamente neste link.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.