Everest: o topo do mundo está congestionado; ouça edição especial do podcast ‘Estadão Notícias’
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Everest: o topo do mundo está congestionado; ouça edição especial do podcast ‘Estadão Notícias’

Emanuel Bomfim

29 de maio de 2019 | 06h00

A temporada de escalada ao monte Everest já registrou ao menos onze mortes em 2019. A elevada letalidade verificada nesta temporada não está relacionada apenas às condições extremas, típicas para uma montanha com mais de 8 mil metros. A combinação do excesso de alpinistas com o despreparo de boa parte deles pode dar pistas para tamanha catástrofe.

Edição do podcast de hoje (29) investiga as raízes do problema ouvindo a opinião dos experientes alpinistas Waldemar Niclevicz e Carlos Santalena. Fomos entender também o que leva uma pessoa a encarar um desafio tão extremo, com riscos iminentes de morte, captando a análise do psiquiatra Daniel Barros. Por fim, este “turismo canibal” não é uma exclusividade do Everest. Diversos locais do mundo sofrem atualmente com excesso de visitantes. Quem traça este panorama aqui no programa é a editora do Caderno Viagem, Adriana Moreira.

 

ESTAMOS DISPONÍVEIS NA DEEZER!

Os podcasts do Estadão são oferecidos para consumo gratuito no serviço de streaming Deezer. Para ouvir, basta fazer o login na plataforma. Uma vez logado, é só colocar no campo de busca o nome do programa (“Estadão Notícias”) que você terá acesso imediato a todo nosso histórico de publicações. Você também pode acessar diretamente clicando neste link.

 

OUÇA TAMBÉM NO SPOTIFY!

Os podcasts do Estadão também são oferecidos para consumo gratuito na plataforma de streaming Spotify. Para acessá-lo e passar a segui-lo, basta digitar o nome do programa (“Estadão Notícias”) no campo de busca. Ou pode clicar diretamente neste link.

 

(Foto: Project Possible/AFP)

Tudo o que sabemos sobre:

EverestAlpinismoMontanhasMontanhismo