PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Baixe e ouça as principais notícias e análises

Há risco real de volta da influência política dentro das Forças Armadas? Ouça no 'Estadão Notícias'

Por Gustavo Lopes Alves
Atualização:

O crescimento da importância dos militares em nossa política institucional já começou no governo Michel Temer. A nomeação de militares no Ministério da Defesa e no Gabinete de Segurança Institucional são exemplos disso. Agora, eles terão vital importância no governo Jair Bolsonaro, além do vice General Mourão, alguns militares da reserva devem ocupar ministérios.

PUBLICIDADE

Sobre o aumento do protagonismo militar na nossa democracia e o papel que as Forças Armadas podem desempenhar no futuro governo de Bolsonaro, o Estadão Notícias conversou com Gunther Rudzit, professor de Relações Internacionais da ESPM e especialista em Forças Armadas. Para ele, ainda não há riscos de uma influência militar nos pontos centrais do governo, com exceção das áreas ligadas à segurança pública e infraestrutura. Caberá ao Congresso e à própria sociedade a vigilância sobre o aumento da influência política dentro das Forças Armadas, segundo o professor.

E ainda, aliados do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) dizem que a indicação do juiz Sérgio Moro para o Ministério da Justiça seria um atalho necessário para ele chegar ao Supremo Tribunal Federal (STF), conversamos com a editora da 'Coluna do Estadão', Andreza Matais, sobre o assunto.

Confira ainda a tradicional coluna Direto ao Assunto, com José Nêumanne Pinto.

 

Publicidade

ESTAMOS DISPONÍVEIS NA DEEZER! Os podcasts do Estadão são oferecidos para consumo gratuito no serviço de streaming Deezer. Para ouvir, basta fazer o login na plataforma. Uma vez logado, é só colocar no campo de busca o nome do programa ("Estadão Notícias") que você terá acesso imediato a todo nosso histórico de publicações. Você também pode acessar diretamente clicando neste link.

 

OUÇA TAMBÉM NO SPOTIFY!

O 'Estadão Notícias' é um dos poucos podcasts disponibilizados na plataforma de streaming Spotify. Para acessá-lo e passar a segui-lo, basta digitar o nome do programa ("Estadão Notícias") no campo de busca. Ou pode clicar diretamente neste link.

 
 
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.