Marcelo Rubens Paiva: ‘Para explicar o Brasil de hoje, só Freud’; ouça no ‘Estadão Notícias’
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Marcelo Rubens Paiva: ‘Para explicar o Brasil de hoje, só Freud’; ouça no ‘Estadão Notícias’

Diego Henrique de Carvalho

21 de janeiro de 2019 | 06h00

O episódio desta segunda-feira, 21, ouve o escritor e dramaturgo Marcelo Rubens Paiva, colunista do Estado. Para ele, o governo de Jair Bolsonaro (PSL) tenta encontrar no marxismo um culpado para conseguir se manter no poder. Na entrevista à jornalista Carolina Ercolin, o autor de O Orangotango Marxista, romance que apresenta um olhar irônico sobre a evolução da humanidade, argumenta que ciência e religião não devem se misturar.

O escritor também critica o papel da oposição após as eleições 2018 ao classificá-la como “fraca e derretida”. No entanto, enxerga no ex-governador de São Paulo Márcio França (PSB) um nome capaz de juntar os cacos de setores da esquerda. Na avaliação de Paiva, a obra do neurologista Sigmund Freud, considerado o “pai da psicanálise”, traduz melhor o Brasil de hoje do que a do naturalista britânico Charles Darwin ou a do revolucionário alemão Karl Marx. Ouça no player acima.

 

Você pode participar com sugestões e comentários em nossa produção de podcasts. Aguardamos o seu e-mail no seguinte endereço: podcast@estadao.com.

 

ESTAMOS DISPONÍVEIS NA DEEZER!

Os podcasts do Estadão são oferecidos para consumo gratuito no serviço de streaming Deezer. Para ouvir, basta fazer o login na plataforma. Uma vez logado, é só colocar no campo de busca o nome do programa (“Estadão Notícias”) que você terá acesso imediato a todo nosso histórico de publicações. Você também pode acessar diretamente clicando neste link.

 

OUÇA TAMBÉM NO SPOTIFY!

Os podcasts do Estadão também são oferecidos para consumo gratuito na plataforma de streaming Spotify. Para acessá-lo e passar a segui-lo, basta digitar o nome do programa (“Estadão Notícias”) no campo de busca. Ou pode clicar diretamente neste link.

 

O escritor Marcelo Rubens Paiva em entrevista à TV Estadão. Foto: José Pontes Lucio/ Estadão