O papel das pesquisas eleitorais no voto; ouça no ‘Estadão Notícias’
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

O papel das pesquisas eleitorais no voto; ouça no ‘Estadão Notícias’

Gustavo Lopes Alves

02 de novembro de 2020 | 00h10

Reta final das eleições municipais e uma grande quantidade de eleitores indecisos vão se utilizar desses dias para escolher o seu candidato. Um período que será farto de notícias, análises, algum debate e as tradicionais pesquisas eleitorais – elas, por sinal, podem ter um efeito nesta definição. Especialistas apontam duas consequências decorrentes da divulgação desses levantamentos: a escolha pelo mais bem colocado, como forma de “vencer” a eleição, e o voto útil, dado ao candidato com mais chances de chegar em um segundo turno ou vencer o líder das pesquisas no primeiro. Fato é que para entender essa influência, é necessário estudar como um eleitor constrói o seu voto. Por isso, na edição de hoje, convidamos o cientista político da Consultoria Pulso Público, Vitor Oliveira, para uma conversa sobre o assunto.

OUÇA O ‘ESTADÃO NOTÍCIAS’ TAMBÉM NO YOUTUBE

Todas as edições deste podcast também são publicadas no canal do Estadão no Youtube. Para ouvir gratuitamente nesta plataforma, é só clicar aqui.

ESTAMOS DISPONÍVEIS NA DEEZER!

Os podcasts do Estadão são oferecidos para consumo gratuito no serviço de streaming Deezer. Para ouvir, basta fazer o login na plataforma. Uma vez logado, é só colocar no campo de busca o nome do programa (“Estadão Notícias”) que você terá acesso imediato a todo nosso histórico de publicações. Você também pode acessar diretamente clicando neste link.

OUÇA TAMBÉM NO SPOTIFY!

Os podcasts do Estadão também são oferecidos para consumo gratuito na plataforma de streaming Spotify. Para acessá-lo e passar a segui-lo, basta digitar o nome do programa (“Estadão Notícias”) no campo de busca. Ou pode clicar diretamente neste link.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.