O que significa a aproximação de Brasil e Índia? Ouça no ‘Estadão Notícias’

O que significa a aproximação de Brasil e Índia? Ouça no ‘Estadão Notícias’

Gustavo Lopes Alves

28 de janeiro de 2020 | 05h30

Jair Bolsonaro cumpriu agenda na Índia, após convite do premiê, Narendra Modi, para participar do Dia da República, uma das datas mais importantes do calendário do país. Claro que o evento foi um pontapé para que as nações voltassem a estreitar laços e aumentar negociações na área comercial e de troca de tecnologia, principalmente na agricultura. A Índia tem interesse em adquirir o processo de produção de etanol através da cana de açúcar, do qual o Brasil é expert. Já o Brasil pretende aumentar a exportação de grãos para a Índia e conseguir importar sêmen do gado zebuíno, de origem indiana, e de fácil adaptação em solo tupiniquim. Afinal, quais acordos foram fechados nessa viagem? A relação entre os países mudou de patamar, após esse convite?

Na edição de hoje, batemos um papo com o repórter do Estadão, Paulo Beraldo, que está na Índia, e traz os principais pontos dessa viagem do presidente e conta algumas curiosidades do país. Além disso, o professor de Relações Internacionais da ESPM, e que foi diplomata do Brasil na Índia, Fausto Godoy, comenta a relação de longa data entre as nações, que nem sempre foi amistosa.

OUÇA O ‘ESTADÃO NOTÍCIAS’ TAMBÉM NO YOUTUBE

Todas as edições deste podcast também são publicadas no canal do Estadão no Youtube. Para ouvir gratuitamente nesta plataforma, é só clicar aqui.

 

ESTAMOS DISPONÍVEIS NA DEEZER!

Os podcasts do Estadão são oferecidos para consumo gratuito no serviço de streaming Deezer. Para ouvir, basta fazer o login na plataforma. Uma vez logado, é só colocar no campo de busca o nome do programa (“Estadão Notícias”) que você terá acesso imediato a todo nosso histórico de publicações. Você também pode acessar diretamente clicando neste link.

 

OUÇA TAMBÉM NO SPOTIFY!

Os podcasts do Estadão também são oferecidos para consumo gratuito na plataforma de streaming Spotify. Para acessá-lo e passar a segui-lo, basta digitar o nome do programa (“Estadão Notícias”) no campo de busca. Ou pode clicar diretamente neste link.

Foto: Prakash SINGH / AFP

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.