Os prós e contras do novo Ministério das Comunicações; ouça no ‘Estadão Notícias’

Os prós e contras do novo Ministério das Comunicações; ouça no ‘Estadão Notícias’

Gustavo Lopes Alves

18 de junho de 2020 | 06h00

Bolsonaro recriou o Ministério das Comunicações, pasta que foi incluída no Executivo federal na época do regime militar para difundir informações consideradas relevantes pelas Forças Armadas em áreas como educação e cultura. O novo ministro é o deputado Fábio Faria (PSD-RN), que pertence ao centrão e é genro do apresentador Sílvio Santos. A pasta havia sido integrada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação pelo ex-presidente Michel Temer. Uma das principais críticas neste desmembramento se dá pela entrada da Secretaria de Comunicação do governo por este recém-criado ministério. Antes, ela estava vinculada diretamente à Presidência. Comandada por  Fabio Wajngarten, a Secom cumpre o papel de uma assessoria de imprensa do Planalto, além de determinar como será a distribuição de verba publicitária do governo.

Afinal, qual a avaliação de especialistas e de quem já passou por esses ministérios sobre a decisão de Bolsonaro? Na edição de hoje, conversamos sobre o assunto com o ex-ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, com o ex-ministro das Comunicações, André Figueiredo, com a especialista em políticas públicas de comunicação, Bia Barbosa, membro do coletivo Intervozes, e com o repórter do Estadão em Brasília, Felipe Frazão.

OUÇA O ‘ESTADÃO NOTÍCIAS’ TAMBÉM NO YOUTUBE

Todas as edições deste podcast também são publicadas no canal do Estadão no Youtube. Para ouvir gratuitamente nesta plataforma, é só clicar aqui.

ESTAMOS DISPONÍVEIS NA DEEZER!

Os podcasts do Estadão são oferecidos para consumo gratuito no serviço de streaming Deezer. Para ouvir, basta fazer o login na plataforma. Uma vez logado, é só colocar no campo de busca o nome do programa (“Estadão Notícias”) que você terá acesso imediato a todo nosso histórico de publicações. Você também pode acessar diretamente clicando neste link.

OUÇA TAMBÉM NO SPOTIFY!

Os podcasts do Estadão também são oferecidos para consumo gratuito na plataforma de streaming Spotify. Para acessá-lo e passar a segui-lo, basta digitar o nome do programa (“Estadão Notícias”) no campo de busca. Ou pode clicar diretamente neste link.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.