Foto do(a) blog

Baixe e ouça as principais notícias e análises

Podcast: As formulações econômicas na corrida presidencial

PUBLICIDADE

Por Da Redação
Atualização:

A capacidade de dar respostas na área econômica é sempre um ativo elementar para qualquer campanha presidencial. Neste ano, em especial, o tema deve ganhar ainda mais relevância. E não à toa: o País vive um ciclo de baixo crescimento, agravado pela pandemia e refletido em índices como desemprego e inflação.

Em 2018, Bolsonaro apostou todas as suas fichas na agenda liberal de Paulo Guedes, o "posto Ipiranga". Agora, na busca pela reeleição, é difícil imaginar que essa cartilha tenha o mesmo efeito, basta ver a gastança em benesses assistenciais, como o Auxílio Brasil, e em incentivos tributários, como a redução do IPI.

PUBLICIDADE

O PT, que tende a apelar para a nostalgia da era Lula na comunicação com o eleitor, tem o desafio de apagar da memória recente do País o desastre econômico da era Dilma. A composição com o centro, representada pela figura de Geraldo Alckmin (PSB) na provável chapa, traz desafios extras para o projeto petista. As últimas sinalizações não têm sido no caminho da moderação, basta ver a recente defesa pela revogação da reforma trabalhista.

E no caso de Ciro Gomes (PDT) e dos demais nomes da  chamada terceira via: o que está sendo formulado em torno das propostas econômicas?

Para falar sobre o cenário que o próximo presidente vai herdar e o que está sendo desenhado sobre as estratégias econômicas das candidaturas, o episódio desta sexta-feira, 22, do podcast Estadão Notícias conversa com a repórter e colunista de 'Economia' do Estadão, Adriana Fernandes.

Publicidade

O Estadão Notícias está disponível no Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google podcasts, ou no agregador de podcasts de sua preferência.

Apresentação: Emanuel BomfimProdução/Edição: Jefferson Perleberg e  Ana Paula NiederauerMontagem: Moacir Biasi

 Foto: Estadão

(Foto: Estadão)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.