Podcast: Dom Odilo: ‘Natal apela para o mais profundo do coração’

Podcast: Dom Odilo: ‘Natal apela para o mais profundo do coração’

Por Gustavo Lopes

24 de dezembro de 2021 | 00h10

Quais são os significados históricos e simbólicos presentes na celebração do Natal? Para os cristãos, a data é a comemoração do nascimento de Jesus Cristo. “São muito bonitas as tradições populares e religiosas que fazem do Natal sempre um momento muito especial durante o ano”, destaca o Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, entrevistado neste podcast.

Independentemente de ter ou não uma crença religiosa, o período é marcado por muitas reflexões, já que também representa o fim de mais um ciclo. Este ano tem ainda um caráter mais especial, visto que muitas famílias voltam a se reunir presencialmente, depois de superado as fases mais críticas da pandemia e com o avanço da vacinação no País.

Do ponto de vista histórico, é possível observar várias teorias que discordam que o 25 de dezembro seja, de fato, o nascimento de Jesus. Alguns historiadores acreditam que a escolha foi parte de uma estratégia da Igreja para enfraquecer comemorações pagãs que aconteciam nessa data. 

No episódio desta sexta-feira, véspera de natal, o Estadão Notícias se dispõe a refletir sobre o que caracteriza a data numa conversa com o Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer.

O Estadão Notícias está disponível no Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google podcasts, ou no agregador de podcasts de sua preferência.

Apresentação: Emanuel Bomfim

Produção/Edição:  Gustavo Lopes, Jefferson Perleberg e Ana Paula Niederauer.

Montagem: Moacir Biasi

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.