Foto do(a) blog

Baixe e ouça as principais notícias e análises

Podcast: Será o fim do MBL?

PUBLICIDADE

Por Por Jefferson Perleberg
Atualização:

Um áudio do deputado estadual de São Paulo, Arthur do Val, mais conhecido como Mamãe Falei, com teor sexista sobre as refugiadas ucranianas gerou uma onda de protestos nas redes sociais e atingiu em cheio o grupo político MBL. O parlamentar estava no país, segundo ele, com o intuito de promover ações humanitárias em prol dos civis que estão sofrendo por causa da guerra com a Rússia, quando o áudio foi enviado a um grupo de amigos.

PUBLICIDADE

Como consequência imediata dessa atitude, Arthur do Val retirou sua candidatura como pré-candidato ao governo de São Paulo pelo Podemos. Também aliados políticos se afastaram do seu nome, como é o caso do candidato à presidência, Sérgio Moro, que declinou do apoio dado por Arthur do Val a sua candidatura.

Além disso, cerca de 15 deputados protocolaram uma representação no Conselho de Ética do legislativo paulista pedindo a cassação de Arthur do Val por quebra de decoro parlamentar. Citado no áudio de Arthur do Val, o também líder do MBL, Renan Santos, que acompanhou o deputado na viagem à Ucrânia, não reagiu bem às críticas de opositores.

O MBL, que surgiu com força nos protestos que culminaram com o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, parece estar em declínio. Recentemente, outro membro fundador do grupo, o deputado federal Kim Kataguiri, também se envolveu em uma polêmica. Durante um episódio de um podcast Kim concordou com a opinião do youtuber Monark que defendeu a criação de um partido nazista no Brasil.

Diante da recente perda de apoio do grupo, e das polêmicas envolvendo seus membros, a pergunta que fica é: o MBL terá forças para continuar na política? No episódio do podcast desta terça-feira, 08, vamos falar sobre este assunto com o cientista político e diretor da consultoria Pulso Público, Vitor Oliveira.

Publicidade

O Estadão Notícias está disponível no Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google podcasts, ou no agregador de podcasts de sua preferência.

Apresentação: Emanuel Bomfim

Produção/Edição: Gustavo Lopes, Jefferson Perleberg e Ana Paula Niederauer

Montagem: Carlos Valério

 
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.