Prisão, toque de recolher… Governos podem impor medidas mais duras para isolamento? Ouça no ‘Estadão Notícias’

Prisão, toque de recolher… Governos podem impor medidas mais duras para isolamento? Ouça no ‘Estadão Notícias’

Gustavo Lopes Alves

15 de abril de 2020 | 06h00

O isolamento social para conter a disseminação do novo coronavírus tem sido motivo de um debate entre aqueles que defendem medidas mais duras e os que querem a flexibilização, com o distanciamento somente do chamado grupo de risco. Pelo mundo, várias ações para evitar a aglomeração de pessoas são feitas, desde multa até prisão. Aqueles que enxergam exagero nessas medidas, usam o argumento do colapso econômico que a quarentena ou isolamento social podem causar, como o aumento do desemprego. Afinal, quem deve decidir sobre a melhor forma de enfrentar a Covid-19: políticos ou técnicos da saúde? No Brasil, quem pode definir sobre o isolamento: governadores ou presidente? Há margem para tomada de medidas mais restritivas para evitar a circulação de pessoas, como a prisão ou toque de recolher?

Na edição de hoje, conversamos com o professor de direito da FAAP, Luiz Fernando Amaral, sobre o que diz a Constituição brasileira e sobre a legalidade de novas ações. Além disso, o editor do Link, Bruno Capelas explica como funciona o monitoramento por celular que analisa a adesão ao isolamento. Ainda no podcast, não perca o quadro “Fique em Casa”. Hoje, Renata Cafardo entrevista Maurício de Souza, pai da “Turma da Mônica”, sobre como está encarando o período de quarentena e autoisolamento.

OUÇA O ‘ESTADÃO NOTÍCIAS’ TAMBÉM NO YOUTUBE

Todas as edições deste podcast também são publicadas no canal do Estadão no Youtube. Para ouvir gratuitamente nesta plataforma, é só clicar aqui.

ESTAMOS DISPONÍVEIS NA DEEZER!

Os podcasts do Estadão são oferecidos para consumo gratuito no serviço de streaming Deezer. Para ouvir, basta fazer o login na plataforma. Uma vez logado, é só colocar no campo de busca o nome do programa (“Estadão Notícias”) que você terá acesso imediato a todo nosso histórico de publicações. Você também pode acessar diretamente clicando neste link.

OUÇA TAMBÉM NO SPOTIFY!

Os podcasts do Estadão também são oferecidos para consumo gratuito na plataforma de streaming Spotify. Para acessá-lo e passar a segui-lo, basta digitar o nome do programa (“Estadão Notícias”) no campo de busca. Ou pode clicar diretamente neste link.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.