Romano: “Ciro tem mais chances de deslanchar do que Barbosa”; ouça no ‘Estadão Notícias’
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Romano: “Ciro tem mais chances de deslanchar do que Barbosa”; ouça no ‘Estadão Notícias’

Emanuel Bomfim

19 Abril 2018 | 06h00

Edição desta quinta-feira, 19, discute o cenário eleitoral numa entrevista com o professor de Ética e Filosofia da Unicamp, Roberto Romano. Para ele, Joaquim Barbosa (PSB) terá muitas dificuldades para se viabilizar, ainda que tenha aparecido muito bem na última pesquisa eleitoral. Romano cita a falta de experiência e traquejo político do ex-ministro do STF como os maiores impeditivos de sua candidatura. “Vou dizer uma heresia: assim como a ex-presidente Dilma Rousseff não tinha treino político nenhum, assim também é Joaquim Barbosa. Ele nunca exercitou a atividade política. Ele nunca pediu voto, nem para vereador, nem para coisa nenhuma. Isso é um empecilho muito grande numa campanha tão complicada como essa, onde todos os candidatos deverão procurar o eleitor, propondo coisas, pedindo votos e não sendo imperiais”, analisa.

Romano acredita que Ciro Gomes (PDT) terá mais condições de deslanchar na campanha do que Joaquim Barbosa, “se tiver o apoio das forças de centro e das forças da esquerda mais moderada”. Na entrevista concedida ao apresentador Haisem Abaki, ele ainda fala sobre uma “Marina ambígua”, o “PSDB dividido” e o vácuo no PT sem a liderança de Lula. Ouça no player acima.

 

Confira ainda nesta edição uma análise sobre a transição de poder em Cuba, que deixa de ter um Castro na presidência, após mais de 60 anos, para ter um civil, Miguel Díaz-Canel. O que não significa uma mudança no teor da ditadura socialista, lembra o professor de Relações Internacionais da USP, Alberto Pfeifer, entrevistado no programa.

 

Você pode participar com sugestões e comentários em nossa produção de podcasts. Aguardamos o seu e-mail no seguinte endereço: podcast@estadao.com.

 

AGORA ESTAMOS DISPONÍVEIS NA DEEZER!

Os podcasts do Estadão acabam de ganhar um novo canal de distribuição: o serviço de streaming Deezer. Para ouvir, basta fazer o login na plataforma. Uma vez logado, é só colocar no campo de busca o nome do programa (“Estadão Notícias”) que você terá acesso imediato a todo nosso histórico de publicações. Você também pode acessar diretamente clicando neste link.

 

OUÇA TAMBÉM NO SPOTIFY!

O ‘Estadão Notícias’ é um dos poucos podcasts disponibilizados na plataforma de streaming Spotify. Para acessá-lo e passar a segui-lo, basta digitar o nome do programa (“Estadão Notícias”) no campo de busca. Ou pode clicar diretamente neste link.

(Foto: Andre Dusek/Estadao)