Universidades públicas devem cobrar mensalidade? Ouça no ‘Estadão Notícias’
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Universidades públicas devem cobrar mensalidade? Ouça no ‘Estadão Notícias’

Gustavo Lopes Alves

04 de setembro de 2020 | 00h05

Recentemente, o vice-presidente Hamilton Mourão trouxe uma velha discussão de volta: cobrar ou não mensalidade em universidades públicas? Segundo ele, é preciso pensar “seriamente” na possibilidade de estudantes com melhores condições financeiras pagarem para frequentar as federais. O presidente Jair Bolsonaro já se posicionou contra essa proposta. O artigo 206 da Constituição garante a gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais. Já existe uma PEC na Câmara dos Deputados para que a cobrança seja feita, menos para alunos carentes. Em São Paulo, também existe uma proposição de criar mensalidades na USP, Unicamp e Unesp, com o objetivo de diminuir a participação do Estado no orçamento dessas instituições.

Afinal, cobrar mensalidade em universidades públicas diminui distorções sociais ou as aumenta? Na edição de hoje, conversamos sobre o assunto com a Diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais, da FGV, e ex-diretora de educação do Banco Mundial, Cláudia Costim, e com o deputado Daniel José (NOVO), vice-presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de São Paulo.

OUÇA O ‘ESTADÃO NOTÍCIAS’ TAMBÉM NO YOUTUBE

Todas as edições deste podcast também são publicadas no canal do Estadão no Youtube. Para ouvir gratuitamente nesta plataforma, é só clicar aqui.

ESTAMOS DISPONÍVEIS NA DEEZER!

Os podcasts do Estadão são oferecidos para consumo gratuito no serviço de streaming Deezer. Para ouvir, basta fazer o login na plataforma. Uma vez logado, é só colocar no campo de busca o nome do programa (“Estadão Notícias”) que você terá acesso imediato a todo nosso histórico de publicações. Você também pode acessar diretamente clicando neste link.

OUÇA TAMBÉM NO SPOTIFY!

Os podcasts do Estadão também são oferecidos para consumo gratuito na plataforma de streaming Spotify. Para acessá-lo e passar a segui-lo, basta digitar o nome do programa (“Estadão Notícias”) no campo de busca. Ou pode clicar diretamente neste link.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: