Foto do(a) blog

Baixe e ouça as principais notícias e análises

UTIs no Brasil: como funcionam e qual seu preparo para pandemia do coronavírus? Ouça no podcast 'Estadão Notícias'

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Em meio à pandemia do novo coronavírus, o sistema de saúde do Brasil corre contra o tempo: haverá leitos de UTI suficientes para todos os pacientes graves acometidos pela doença? Governos estaduais se mobilizaram para montar hospitais de campanha, visto que a rede pública e privada não deverão suportar a alta demanda por tratamento intensivo. Um equipamento, em especial, é fundamental que esteja disponível (e funcionando) nas UTIs: o respirador mecânico. A dificuldade respiratória é um dos sintomas mais graves e comuns em pacientes que lutam contra o coronavírus.

PUBLICIDADE

Edição de hoje do podcast conversa com diversos especialistas para explicar o funcionamento de uma UTI, como elas estão distribuídas pelo Brasil e o que pode ser feito para não chegarmos ao estágio da Itália e Espanha, que não tinham leitos suficientes para todos os pacientes. Participam do programa: Presidente do Comitê de Insuficiência Respiratória e Ventilação Mecânica da Associação de Medicina Intensiva Brasileira, Jorge Luis Valiatti; o coordenador do curso de especialização em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde da FGV, Walter Cintra; e o responsável pela UTI do Hospital do Coração em São Paulo, Edson Romano.

 

OUÇA O 'ESTADÃO NOTÍCIAS' TAMBÉM NO YOUTUBE

Todas as edições deste podcast também são publicadas no canal do Estadão no Youtube. Para ouvir gratuitamente nesta plataforma, é só clicar aqui.

ESTAMOS DISPONÍVEIS NA DEEZER!

Publicidade

Os podcasts do Estadão são oferecidos para consumo gratuito no serviço de streaming Deezer. Para ouvir, basta fazer o login na plataforma. Uma vez logado, é só colocar no campo de busca o nome do programa ("Estadão Notícias") que você terá acesso imediato a todo nosso histórico de publicações. Você também pode acessar diretamente clicando neste link.

OUÇA TAMBÉM NO SPOTIFY!

Os podcasts do Estadão também são oferecidos para consumo gratuito na plataforma de streaming Spotify. Para acessá-lo e passar a segui-lo, basta digitar o nome do programa ("Estadão Notícias") no campo de busca. Ou pode clicar diretamente neste link.

 
 
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.