Após 4 anos, Praça Mauá reabre neste domingo com shows
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Após 4 anos, Praça Mauá reabre neste domingo com shows

Festa começa às 9h30. Região Portuária também vai ganhar novo museu e via expressa com o maior túnel rodoviário urbano do País

Fabio Grellet

05 Setembro 2015 | 09h00

Quatro anos após ser fechada para obras do Porto Maravilha, a Praça Mauá, no centro do Rio, reabre com festa às 9h30 deste domingo (06). A programação gratuita se estende durante todo o dia e inclui shows musicais com blocos carnavalescos, roda de chorinho, capoeira, feira gastronômica com quituteiras tradicionais da Região Portuária e food trucks, artesanato, apresentações teatrais, oficina de poesia e distribuição de balões para a garotada.

 

Vista geral da Praça Mauá após a reforma: reinauguração vai ocorrer no próximo domingo, a partir das 9h30 (Foto: Fábio Motta/Estadão)

Vista geral da Praça Mauá após a reforma: reinauguração vai ocorrer neste domingo (06), a partir das 9h30 (Foto: Fábio Motta/Estadão)

A reinauguração marca a reocupação da praça, que ganhará programação cultural constante. Revitalizada e transformada em esplanada, a Praça Mauá foi prolongada até a beira da Baía de Guanabara.

 

Confira a programação:

 

Eventos grátis

9h30 – Apresentação de blocos e escolas de samba da região portuária (Vizinha Faladeira e Liga dos Blocos da Zona Portuária)

11h – Samba na Praça, com o grupo Choro da Pedra do Sal

13h – Encenação do espetáculo “Chegança do Almirante Negro na Pequena África”, pela Cia de Mysterios e Novidades

14h – Forma das Palavras na Praça, atividade promivoda pelo Museu de Arte do Rio

14h – Roda de capoeira

15h – encenação do espetáculo “Modesta Proposta Gourmet”, pela Cia EnvieZada

 

Atividades ao ar livre

durante todo o dia – Gastronomia com Movimento Sabores do Porto e cinco caminhões de Food Truck (Frites, Nômade, Carolinas, Sudtruck e Biboca)

das 9h30 às 14h – Maquiagem artística para crianças, oficinas de arte com balões e distribuição de balões

 

CIDADES OE - Praça Mauá, no Rio de Janeiro, que será inaugurada no próximo domingo e faz parte das obras de revitalização do Porto Maravilha. Foto: FABIO MOTTA/ESTADÃO

O Museu do Amanhã, que está sendo construído próximo á Praça Mauá e será inaugurado até o final deste ano, e a hashtag “Cidade Olímpica”, que deve se tornar um atrativo para quem quiser tirar fotos (Foto: Fábio Motta/Estadão)

 

Fechamento da avenida Rio Branco

 

Das 7h às 18h deste domingo (6), a Avenida Rio Branco será interditada e transformada em área de lazer. Será implantado esquema especial de trânsito, com dois cruzamentos da avenida abertos, nas avenidas Beira-Mar e Presidente Vargas, onde o trânsito será controlado por agentes da CET-Rio.

 

LINS8006 - RJ - 04/09/2015 - PRAÇA MAUA/INAUGURAÇÃO - CIDADES OE - Praça Mauá, no Rio de Janeiro, que será inaugurada no próximo domingo e faz parte das obras de revitalização do Porto Maravilha. Foto: FABIO MOTTA/ESTADÃO

Últimos retoques na Praça Mauá: quatro anos fechada para a revitalização (Foto: Fábio Motta/Estadão)

 

Novo posto de informações turísticas

 

A Riotur vai inaugurar a partir de segunda-feira (7) um novo centro de informações turísticas em frente à Praça Mauá, dentro do prédio do Touring Club, no Terminal de Cruzeiros Marítimos. A loja funcionará das 9h às 17h, de segunda-feira a sábado.

O posto oferecerá aos visitantes material sobre a cidade e dicas dos principais pontos turísticos, restaurantes, hotéis e demais serviços.

 

WJRIO20 - RJ - 31 /08/2015 - RIO BRANCO/ORLA - CIDADES OE - Na foto, o Museu do Amanhã, na Praça Mauá, centro do Rio. Para o dia 6 de setembro, domingo, estão marcadas duas inaugurações no centro do Rio. Uma é a das reformas na Praça Mauá, ela é parte de uma obra maior, a Orla Luiz Paulo Conde, uma faixa de 3,5 quilômetros à beira-mar. A outra é a do fechamento da Avenida Rio Branco aos domingos. A outra é a do fechamento da Avenida Rio Branco para carros aos domingos. Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO

Revitalização da zona portuária conta com série de obras, que começaram em 2009 e vão se estender até o próximo ano (Foto: Fábio Motta/Estadão)

 

O projeto Porto Maravilha

 

Em 2009, uma lei municipal criou a Operação Urbana Consorciada da Região Portuária do Rio de Janeiro. Trata-se de um projeto para reestruturar uma área de 5 milhões de metros quadrados situada na Região Portuária e que tem como limites as Avenidas Presidente Vargas, Rodrigues Alves, Rio Branco e Francisco Bicalho.

Desde então estão sendo realizadas obras como a demolição do Elevado da Perimetral, transformação da Avenida Rodrigues Alves em via expressa, criação da Via Binário do Porto, construção de novas redes de água, esgoto e drenagem, urbanização do Morro da Conceição e restauração dos Jardins Suspensos do Valongo.

O plano também inclui projetos de impacto cultural, como a construção do Museu de Arte do Rio (MAR), inaugurado em março de 2013 na Praça Mauá, e o Museu do Amanhã, que será inaugurado ainda este ano no Píer Mauá.

 

LINS8126 - RJ - 04/09/2015 - PRAÇA MAUA/INAUGURAÇÃO - CIDADES OE - Interior do Museu do Amanhãm, na Praça Mauá, no centro do Rio de Janeiro, que será inaugurada no próximo domingo e faz parte das obras de revitalização do Porto Maravilha. Foto: FABIO MOTTA/ESTADÃO

Interior do Museu do Amanhã, que será inaugurado até o final deste ano: especializado em ciências e com prédio desenhado pelo espanhol Santiago Calatrava (Foto: Fábio Motta/Estadão)

 

Entre as intervenções viárias, a Via Binário do Porto foi inaugurada em 2 de novembro de  2013, e as mudanças na Avenida Rodrigues Alves estão em curso. Ela será transformada em via expressa com 6,8 km de extensão e três faixas em cada sentido, e vai ligar a Avenida Brasil, a Ponte Rio-Niterói e o Aterro do Flamengo. Três quilômetros serão percorridos no subterrâneo – está sendo escavado um túnel que vai ligar o Armazém 8, na Avenida Rodrigues Alves, à Praça XV, e será o maior túnel rodoviário urbano do País.

LINS8135 - RJ - 04/09/2015 - PRAÇA MAUA/INAUGURAÇÃO - CIDADES OE - Praça Mauá, no Rio de Janeiro, que será inaugurada no próximo domingo e faz parte das obras de revitalização do Porto Maravilha. Foto: FABIO MOTTA/ESTADÃO

Outra imagem do interior do Museu do Amanhã: região portuária já tem o Museu de Arte do Rio, inaugurado em 2013 (Foto: Fábio Motta/Estadão)