Fabio Grellet
05 de setembro de 2015 | 09h00
Quatro anos após ser fechada para obras do Porto Maravilha, a Praça Mauá, no centro do Rio, reabre com festa às 9h30 deste domingo (06). A programação gratuita se estende durante todo o dia e inclui shows musicais com blocos carnavalescos, roda de chorinho, capoeira, feira gastronômica com quituteiras tradicionais da Região Portuária e food trucks, artesanato, apresentações teatrais, oficina de poesia e distribuição de balões para a garotada.
Vista geral da Praça Mauá após a reforma: reinauguração vai ocorrer neste domingo (06), a partir das 9h30 (Foto: Fábio Motta/Estadão)
A reinauguração marca a reocupação da praça, que ganhará programação cultural constante. Revitalizada e transformada em esplanada, a Praça Mauá foi prolongada até a beira da Baía de Guanabara.
Confira a programação:
Eventos grátis
9h30 – Apresentação de blocos e escolas de samba da região portuária (Vizinha Faladeira e Liga dos Blocos da Zona Portuária)
11h – Samba na Praça, com o grupo Choro da Pedra do Sal
13h – Encenação do espetáculo “Chegança do Almirante Negro na Pequena África”, pela Cia de Mysterios e Novidades
14h – Forma das Palavras na Praça, atividade promivoda pelo Museu de Arte do Rio
14h – Roda de capoeira
15h – encenação do espetáculo “Modesta Proposta Gourmet”, pela Cia EnvieZada
Atividades ao ar livre
durante todo o dia – Gastronomia com Movimento Sabores do Porto e cinco caminhões de Food Truck (Frites, Nômade, Carolinas, Sudtruck e Biboca)
das 9h30 às 14h – Maquiagem artística para crianças, oficinas de arte com balões e distribuição de balões
O Museu do Amanhã, que está sendo construído próximo á Praça Mauá e será inaugurado até o final deste ano, e a hashtag “Cidade Olímpica”, que deve se tornar um atrativo para quem quiser tirar fotos (Foto: Fábio Motta/Estadão)
Fechamento da avenida Rio Branco
Das 7h às 18h deste domingo (6), a Avenida Rio Branco será interditada e transformada em área de lazer. Será implantado esquema especial de trânsito, com dois cruzamentos da avenida abertos, nas avenidas Beira-Mar e Presidente Vargas, onde o trânsito será controlado por agentes da CET-Rio.
Últimos retoques na Praça Mauá: quatro anos fechada para a revitalização (Foto: Fábio Motta/Estadão)
Novo posto de informações turísticas
A Riotur vai inaugurar a partir de segunda-feira (7) um novo centro de informações turísticas em frente à Praça Mauá, dentro do prédio do Touring Club, no Terminal de Cruzeiros Marítimos. A loja funcionará das 9h às 17h, de segunda-feira a sábado.
O posto oferecerá aos visitantes material sobre a cidade e dicas dos principais pontos turísticos, restaurantes, hotéis e demais serviços.
Revitalização da zona portuária conta com série de obras, que começaram em 2009 e vão se estender até o próximo ano (Foto: Fábio Motta/Estadão)
O projeto Porto Maravilha
Em 2009, uma lei municipal criou a Operação Urbana Consorciada da Região Portuária do Rio de Janeiro. Trata-se de um projeto para reestruturar uma área de 5 milhões de metros quadrados situada na Região Portuária e que tem como limites as Avenidas Presidente Vargas, Rodrigues Alves, Rio Branco e Francisco Bicalho.
Desde então estão sendo realizadas obras como a demolição do Elevado da Perimetral, transformação da Avenida Rodrigues Alves em via expressa, criação da Via Binário do Porto, construção de novas redes de água, esgoto e drenagem, urbanização do Morro da Conceição e restauração dos Jardins Suspensos do Valongo.
O plano também inclui projetos de impacto cultural, como a construção do Museu de Arte do Rio (MAR), inaugurado em março de 2013 na Praça Mauá, e o Museu do Amanhã, que será inaugurado ainda este ano no Píer Mauá.
Interior do Museu do Amanhã, que será inaugurado até o final deste ano: especializado em ciências e com prédio desenhado pelo espanhol Santiago Calatrava (Foto: Fábio Motta/Estadão)
Entre as intervenções viárias, a Via Binário do Porto foi inaugurada em 2 de novembro de 2013, e as mudanças na Avenida Rodrigues Alves estão em curso. Ela será transformada em via expressa com 6,8 km de extensão e três faixas em cada sentido, e vai ligar a Avenida Brasil, a Ponte Rio-Niterói e o Aterro do Flamengo. Três quilômetros serão percorridos no subterrâneo – está sendo escavado um túnel que vai ligar o Armazém 8, na Avenida Rodrigues Alves, à Praça XV, e será o maior túnel rodoviário urbano do País.
Outra imagem do interior do Museu do Amanhã: região portuária já tem o Museu de Arte do Rio, inaugurado em 2013 (Foto: Fábio Motta/Estadão)
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.