As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Baile de charme do Dutão, em Madureira, chega aos 25 anos

Após começo despretensioso, por iniciativa de camelôs, festa se firmou como marco da cultura negra; público chega a 2 mil pessoas

Ronald Lincoln Jr.

22 Maio 2015 | 16h24

Por 25 anos, comemorados neste sábado (23), o baile do Viaduto de Madureira, ou Dutão, como é conhecido, se mantém como uma das principais celebrações da cultura negra na cidade do Rio. Ao som do “charme”, a festa reúne cerca duas mil pessoas todos os sábados e este promete ser ainda mais especial, com a comemoração das “bodas de prata” do evento.

Charme foi o termo usado pelo Corello DJ, um dos precursores do baile, para se referir ao rhythm and blues (ou R&B) contemporâneo, e acabou pegando na identidade do local. Além do charme, os DJs tocam soul e hip hop. Mas, a principal atração do local é a dança sincronizada.

Ao assistir pela primeira vez, chega a intimidar ver tanta gente – às vezes mais de 100 pessoas – realizando as mesmas coreografias de uma forma bastante harmônica. Mas, após alguns minutos de observação, é até possível arriscar alguns passinhos sem fazer feio. E se quiser se aprofundar, é oferecido um curso também aos sábados, à tarde.

O baile foi criado de uma maneira despretensiosa por camelôs que gostavam de “discotecar” e encontraram debaixo do Viaduto Negrão de Lima, em Madureira, um lugar propício para a festa. Hoje, o local conta com uma estrutura adequada para os shows e, desde 2013, é considerado “Bem Cultural de Natureza Imaterial da Cidade do Rio”, chancelado pelo prefeito Eduardo Paes.

Bastante conhecido dos moradores do subúrbio carioca, o baile do Dutão se projetou nacionalmente com as aparições na tevê. Recentemente, recebeu gravações da novela global “Babilônia” e antes, em 2012, também foi cenário de capítulos de “Avenida Brasil”. Além de ter sido palco de shows de nomes importantes da música negra, como Sandra de Sá, Racionais MC’s e Negra Li.

 Serviço:

Atrações: Djs Fernandinho, Guto, Michell, Emekay e Xokolaty.

Ingressos antecipados: R$ 15,00

Pontos de Venda:
Aos Sábados no Baile.
MADUREIRA – Loja D’Negro: Rua Clara Nunes, 61 (ao lado da quadra da Portela).
CENTRO – Loja M Black: Uruguaiana, Box 371 – QD D.

Informações: 7836-8748
www.viadutodemadureira.com.br
www.facebook.com/viadutomadureira