Painel aponta qualidade ‘regular’ do ar na cidade
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Painel aponta qualidade ‘regular’ do ar na cidade

Programa da prefeitura divulga resultados de monitoramento na Praça XV. Estações estão em nove bairros cariocas

Redação

12 Março 2015 | 16h16

Uma equipe do programa de Monitoramento da Qualidade do Ar, o Monitor-AR Rio, da prefeitura do Rio, divulgou na manhã desta quinta-feira, 12,na Praça XV, os dados mais recentes sobre a qualidade do ar. De nove bairros monitorados, o ar foi considerado regular em três – Irajá, na zona norte,  Caju, na zona portuária, Pedra de Guaratiba, na zona oeste. A qualidade foi considerada boa nos demais – Centro, Copacabana, na zona sul, São Cristóvão e Tijuca, ambos na zona norte, e Campo Grande e Bangu, bairros da zona oeste.

 

ar2

Num painel, imãs coloridos informam a qualidade do ar.

 

Quando a qualidade do ar é considerada regular, pessoas de grupos sensíveis, como as que apresentam alergias, podem ter tosse seca e cansaço. No estágio seguinte, qualidade inadequada, a população pode ter sintomas como tosse seca, ardor nos olhos, nariz e garganta. Alérgicos podem apresentar sintomas mais severos.

A ideia da divulgação em pontos públicos é chamar a atenção para iniciativas individuais que podem ajudar a melhorar a qualidade do ar, como usar transporte coletivo, dar preferência às bicicletas em trajetos curtos, fazer a manutenção do veículo, comprar produtos da região em que se vive (a prática ajuda a reduzir custos de trasporte e emissão de poluentes nos longos deslocamentos). Cartilhas foram distribuídas para as pessoas que passaram pelo local. A campanha é móvel e segue para outros bairros.

 

 

 

Mais conteúdo sobre:

Monitor-AR Rioqualidade do ar