Foto do(a) blog

Notícias, roteiros e dicas que vão além do cartão-postal

Para fugir dos blocos, Kandinsky, Rembrandt e Guignard

Exposições estão em museus do Centro da cidade. Roteiro pode ser feito numa tarde.

PUBLICIDADE

Por Clarissa Thomé
Atualização:

Expoentes de diferentes escolas artísticas, três pintores têm movimentado os museus da região do centro da cidade - as obras do modernista brasileiro Alberto da Veiga Guignard, do barroco holandês Rembrandt van Rijn e do abstracionista russo Wassily Kandinsky podem ser vistas em três exposições inéditas que já atraíram mais de 160 mil visitantes.

PUBLICIDADE

É possível fazer o roteiro completo de uma só vez. Pode-se começar com Rembrandt, no Centro Cultural dos Correios, que abre ao meio-dia, e emendar com Kandinsky, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), a poucos passos de distância um do outro. Nesse período de carnaval, as filas extensas que costumam rodear o prédio do CCBB desapareceram. Guignard encerra o passeio cultural, no Museu de Arte do Rio, de onde se tem bela vista do pôr do sol na Baía de Guanabara, e um restaurante, o Mauá, que se inspira no acervo da instituição para criar seus pratos.

A mais badalada das mostras é Kandinsky: tudo começa num ponto. Desde 27 de janeiro até a Quarta-feira de Cinzas, 140 mil pessoas já haviam passado pela exposição. Como já é tradição nas exibições do CCBB, há uma atração interativa - por um equipamento de som e imagem 3D é possível ver o quadro "No Branco" se decompor.

 

Sala de "imersão interativa". ( Foto: Fabio Motta / Estadão)

 

A exposição reúne mais de 100 peças, entre quadros e objetos pessoais, e é dividida em cinco módulos. Pode-se conhecer obras de artistas que conviveram ou influenciaram Kandinsky (1866-1944), entender as experiências religiosas que o pintor russo viveu, e observar o processo artístico dele até chegar ao abstracionismo.

A mostra, pela primeira vez na América Latina, já passou por Brasília e fica no Rio até 30 de março. Depois segue para São Paulo e Minas Gerais.

Publicidade

 

"No Branco", quadro de 1920, de Wassily Kandinsky. ( Foto: Fabio Motta/Estadão)

 

No Museu de Arte do Rio (MAR), a influência da cultura chinesa na obra de Guignard (1896-1962) é o mote da exposição Guignard e o Oriente, Entre o Rio e Minas. São mais de cem obras do fluminense, que cresceu em Minas Gerais e passou parte da juventude na Europa. Estão em exibição pinturas, desenhos, objetos, documentos e gravuras.

Destaque para o óleo Noite de São João (1961), em que retrata Ouro Preto enevoada, com igrejas barrocas, montanhas e balões de dimensões parecidas - a falta de perspectiva é um dos sinais da influência oriental. O número de visitantes da exposição não foi divulgado.

 

"Noite de São João", pintado por Guignard em 1961 ( Foto: Reprodução/Divulgação)

 

Um dos maiores artistas de todos os tempos, Rembrandt (1606-1669) dedicou parte da sua produção artística às gravuras - fez 287. Setenta e oito delas ficam expostas no Rio até este domingo, 22, no Centro Cultural dos Correios. Em Rembrandt e a Figura Bíblica estão 52 gravuras de tema religioso, três paisagens, 11 retratos (quatro autorretratos), três nus, três cenas alegóricas e seis gravuras de temas diversos.

As imagens feitas em água-forte (tipo de ácido para fixar o desenho), buril e ponta-seca (instrumentos para gravar o metal) são milimétricas - uma das menores é um autorretrato, de 69 mm por 60 mm - e ricas em detalhes. Rembrandt reproduziu cenas do cotidiano, como um homem e uma mulher urinando na rua, ou uma mulher amamentando seu filho. As gravuras bíblicas são maioria e mostram passagens como a fuga para o Egito, a ressurreição de Lázaro e a decapitação de João Batista, sempre num jogo de luz e sombras. Entre elas está "Cristo Pregando", que ficou conhecida como "a gravura dos 100 florins" - depois de vender a obra, Rembrandt decidiu recomprá-la e teria pago os tais 100 florins.

As obras pertencem ao Museu Zorn, da cidade de Mora, na Suécia. A instituição foi criada pelo artista Anders Zorn, morto em 1920, grande colecionador de gravuras de Rembrandt, que reuniu 180 delas. No Rio, as imagens foram vistas por 20.800 pessoas.

Publicidade

 

Visitantes observam a gravura "Cristo Pregando" ( Foto: Fabio Motta / Estadão)

Serviço:Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro Rua Primeiro de Março, 66 - Centro (21) 3808-2020 Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h. GratuitoKandinsky: tudo começa num ponto - até 30 de março

Museu de Arte do Rio Praça Mauá, 5, Centro (21) 3031 2741 Funcionamento: terça-feira, das 10h às 19h. De quarta-feira a domingo, das 10h às 17h. Preço: R$ 8. Gratuito às terças-feiras.Guignard e o Oriente, Entre o Rio e Minas - até 26 de abril

Centro Cultural dos Correios Rua Visconde de Itaboraí, 20 - Centro (21) 2253-1580 Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 12h às 19h GratuitoRembrandt e a Figura Bíblica - até 22 de fevereiro

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.