Rio registra nesta quinta-feira a maior temperatura do ano
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Rio registra nesta quinta-feira a maior temperatura do ano

Calor chegou a 42,1°C, segundo o Inmet, e 42,3°C, conforme a prefeitura. Praias ficaram lotadas e não houve registro de tumultos

Fabio Grellet

15 Outubro 2015 | 18h26

Esta quinta-feira (15) foi o dia de maior calor no Rio de Janeiro em 2015, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet): os termômetros chegaram a registrar 42,1°C na estação de medição da Marambaia, entre 14h30 e 15 horas. Até então, a maior temperatura registrada neste ano no Rio pelo instituto havia sido de 40,9°C, em 2 de janeiro.

 

O sistema Alerta Rio, mantido pela prefeitura, também registrou um recorde, com temperatura ainda maior: 42,3°C, nos bairros de Santa Cruz (zona oeste) e Irajá (zona norte). O recorde até então, segundo esse sistema, era de 41,3°C, temperatura registrada em 24 de setembro.

LINS0898 - RJ - 15/10/2015 - CALOR/RIO - CIDADES OE - Por do Sol no centro da cidade as 17:50 horario marcado no relógio da Central do Brasil. Com calor recorde de 42,2°C, a cidade teve o dia mais quente do ano, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Foto: FABIO MOTTA/ESTADÃO

Pôr do sol no Rio, visto do centro da cidade às 17h50 desta quinta-feira (15): dia mais quente do ano (Foto: Fábio Motta/Estadão)

 

Segundo o Alerta Rio, uma massa de ar seco se instalou sobre a cidade e causou o aumento de temperatura, que deve permanecer nesta sexta – a máxima prevista para amanhã é de 43°C, ainda maior que a temperatura de hoje.

 

A umidade relativa do ar ficou abaixo de 30% em alguns bairros – nesse tempo seco, recomenda-se beber muita água, para manter a hidratação do organismo.

 

As praias ficaram lotadas de turistas e estudantes – esta quinta-feira foi feriado na maioria das escolas, em função do Dia dos Professores. Não houve registro de tumultos.