Foto do(a) blog

Jornalismo de Reflexão

Sexo saiu de moda

Entre os jovens da geração Z, não estar bem é o "novo normal"

PUBLICIDADE

Por Morris Kachani
Atualização:
 

O retrato que o antropólogo e cientista social Michel Alcoforado desenha sobre os jovens da geração z, nascidos entre 1995 e 2010, não é nada alvissareiro:

PUBLICIDADE

"Esse é um público que cresce em um mundo onde a digitalização é uma verdade, um mundo onde as benesses econômicas brasileiras já não são mais uma realidade. É um público que cresce em um mundo que todo dia é novo, que todo dia muda, que todo dia vira uma nova coisa e fica difícil ter saúde mental"

"No mundo todo sexo saiu de moda. No Brasil, uma pesquisa do Datafolha de 2019 mostrou que 24% dos jovens brasileiros entre 18 e 24 anos não tem uma relação sexual a mais de 12 meses. Os hormônios estão sendo controlados pela cultura e esse cenário se reflete no mundo. Na Austrália, 40% dos jovens entre 18 e 24 anos nunca tiveram uma relação sexual na vida e nos EUA o cenário é parecido. Há uma queda na atividade sexual desses jovens porque o sexo mudou de tom. Eu brinco que para os baby boomers era autonomia, liberdade e a possibilidade de marcar sua individualidade, para os Millennials era a chance de encontrar bem-estar, era vida, e os Zs estão construindo uma vida sem sexo. Mas por quê?

Assista à entrevista: https://youtu.be/5_Cg1XuFKIc

*

Colunista da CBN, Alcoforado é especializado em antropologia do consumo, criou uma empresa própria de pesquisas, o Grupo Consumoteca, e visualiza o impacto da pandemia no mercado e nas nossas vidas da seguinte forma:

Publicidade

"Como antropólogo eu olho para o corona não como agente biológico só, mas como agente social e quase "como se fosse uma pessoa". Essa intenção é a mensagem que está no código do RNA dele, que impõe um novo modo de viver baseado na sua intenção.

E essa intenção é o que eu chamo de efeito DAD [Desmaterializado, Asséptico, Descontextualizado], que é o que o vírus cobra desde que ele chegou aqui. Primeiro é um mundo mais desmaterializado, tudo aquilo que puder ser transformado em bit, melhor. Eu brinco que a gente saiu da coisa do "it" para o bit, para a desmaterialização completa; então o seu negócio precisa ser desmaterializado, a sua noção de futuro precisa ser desmaterializada e a gente precisa, inclusive, desmaterializar o nosso próprio corpo.

Segundo, nos países por onde o corona passou, em geral, na hora que ele chegava no país, aumentava em torno de 70% o consumo de dados. Setores que a gente jamais pensou que passariam pela digitalização foram digitalizados, sobretudo de comida. O marketing nas compras digitais de supermercados sai de 1% e vai para 8%.

O "A" [na sigla DAD] é de assepsia. Na pandemia da SARS de 2002 na China, a venda de sabonete e a venda de perfume aumentou em torno de 42% e nunca mais baixou. Depois de uma pandemia a gente sai preocupado com limpeza sempre. Mas quando eu falo desse "A" de assepsia eu também estou falando de medidores de segurança que vão ser fundamentais nas nossas vidas; as telas ganham uma preponderância muito grande nos encontros, os algoritmos ganham uma preponderância muito grande nos encontros, os "coaches" ganham uma preponderância muito grande nos encontros para permitir que a gente encontre com o outro através de uma forma segura.

Mas para mim a grande mudança está no "D" de descontextualização. De uma vez por toda a gente separou espaço e tempo e isso gerou uma descompensação do principal pilar da vida contemporânea, que era o calendário. (...) Desde a pandemia todos os dias são iguais, e no digital todos os dias são iguais e o vírus ensina a gente que todos os dias precisam ser iguais".

Publicidade

Primeiro motivo é a entrada do discurso da produtividade na vida deles, invadindo e colonizando a sexualidade. Nos EUA e no Brasil vem crescendo o movimento do "Nofapseptember", que é gente que abre mão da relação sexual e da masturbação, como forma de aumentar a testosterona no sangue e aumentar a absorção de dopamina para trabalhar mais, produzir mais. Um outro movimento importante é que os homens estão transando menos com as mulheres porque o crescimento dos movimentos feministas, sobretudo entre os mais jovens, e os movimentos dessas pautas minoritárias dão uma dimensão de que o outro não é só ponte para a obtenção do seu prazer, ele também tem "um pedágio", ele também precisa melhorar a parte dele. Esse é um reflexo de uma juventude marcada por um individualismo. As pessoas acabam optando por gozar sozinhas. Então o número de sex toys aumenta a venda"

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

"A Organização Mundial da Saúde (OMS) já aponta que o Brasil é o país que mais tem casos de ansiedade e depressão. O que chama a atenção também é que há um crescimento muito grande do número de suicídios dessa geração em contraposição aos outros grupos, o que é uma novidade para o cenário brasileiro; nós não tínhamos tradição nesse tipo de evento dentro da nossa história, mas agora vem crescendo com muita força e isso está relacionado diretamente com a maneira que esses jovens se relacionam com o mundo"

"O niilismo é a regra, porque para você construir uma ideia de sentido para a vida você tem que ter uma perspectiva de projeto futuro, você tem que ter uma perspectiva de longa duração. Demora tempo para a gente assentar os significados da vida, e esses jovens, como nascem em um mundo onde tudo que "presta hoje amanhã já não presta mais" - você entra na faculdade e depois de quatro anos o mundo mudou tanto que aquilo que você aprendeu não vai ser mais aplicado, você entra no mercado de trabalho sem saber se a sua profissão vai existir e qual a nova que você vai ter -, eles acabam desenvolvendo uma relação com a vida que é de total perda de sentido. Fica difícil se relacionar com o presente. As sociedades humanas de certa forma construíram o significado do "hoje" apoiado em uma lógica futura"

"A economia digital ou esse capitalismo tecnológico que surge e a partir dos anos 80, se consolida nos anos 90 e nos anos 2000, é o berço dessa geração. Ele se apropria de dois afetos fundamentais que marcam essa geração: a ansiedade de uma lógica de vida onde quem se antecipa à invenção, quem se antecipa a uma novidade, quem propõe a novidade, assume o lugar de destaque. Então são jovens sempre querendo estar à "frente do tempo", uma ansiedade que surge a partir da própria lógica do digital, na qual eu compro um celular hoje mas eu sei que o de amanhã é melhor, eu compro um computador mas sei que o próximo vai ser melhor, eu baixo um aplicativo mas sei que o próximo é que é bom"

A pessoa entra em relação com os outros onde o principal medo é a "bolinha do loading", que é o grande desespero. Então, é um modelo de vida que se pauta na produção de ansiosos e os ansiosos interessam ao sistema. Quanto mais gente preocupada em antecipar o futuro, melhor"

Publicidade

"O outro aspecto é como essa geração ansiosa foi criada em um mundo onde tem o jogo e tem o youtuber falando do jogo, e o youtuber não ensina a jogar, ele ensina a pular fases. Esses jovens [da geração Z] entram no jogo sempre buscando um atalho e é com esse vocabulário que eles entram na vida. Que atalho a Anitta se valeu para poder deixar de ser uma jovem pobre da periferia e se transformar em uma das mulheres mais ricas do showbusiness brasileiro com 26 anos? Que atalho o Neymar se valeu para poder deixar de ser um jovem pobre da periferia e se transformar no jogador mais bem pago do mundo?"

"É também uma geração marcada pela depressão porque quando você não está se antecipando ao futuro e está ansioso, você pode se agarrar ao passado porque é a possibilidade que você tem para poder dar sentido ao que tem hoje. E as pessoas que estão cansados da mudança, desse jogo de toda hora uma coisa nova, se apegam ao passado. São nostálgicos no ponto fundamental da construção da própria subjetividade, é gente que quando acorda de manhã tem saudades de quando a grande preocupação era ir para a escola"

"Essas pessoas que estão com muitas saudades de voltar à vida normal de antes da pandemia, elas não estão com saudades da vida, elas estão com saudades dos contextos. Em uma pesquisa que fizemos, os Zs são a geração que mais sente saudades de roupa de trabalho. Porque no ambiente profissional, longe de casa e dos pais, é onde conseguem projetar sua individualidade"

"Os Millennials, aqueles de 80 a 95, cresceram em um Brasil onde as benesses econômicas estavam postas, havia pujança, o pessoal podia decidir ser feliz, decidir prezar pelo bem-estar, pelo propósito. E o que aconteceu? Envelheceram, não têm carreira, não quiseram comprar apartamento, estão na casa do pai e estão vivendo dilemas profissionais muito grandes. Essa juventude [geração Z] não, ela olha para o pai, para o irmão e fala, "vocês deram errado, a gente que vai dar certo. É uma juventude que não perde tempo com "mimimi", é pragmática, direta. São pequenos CEOs"

"Há uma invasão pesada desses gurus astrológicos nas redes sociais e há uma junção desses gurus com qualquer tipo de campo da sua vida; ou você segue os astros ou segue o bolsonarismo"

Publicidade

"Todo mundo antes era simpático a uma causa, e automaticamente isso fazia de você um ser engajado. Agora não mais. Eles [geração Z] são simpáticos a uma série de causas, mas isso não quer dizer que eles são engajados com essas causas. Que causas mais dominam eles? Feminismo, racismo e a diversidade"

"O que a gente observa é que um aspecto importante nas construções das marcas na lógica do passado, era a lógica do propósito, que não tem mais apelo para essa geração, porque eles são muito pragmáticos. Eles usam as marcas como uma forma de ostentação dos seus símbolos de sucesso e de que chegaram lá. O fato do Gil do Vigor virar esse sucesso com o slogan "vigorei, tem que vigorar" não é à toa, porque vivemos em uma sociedade onde todo mundo quer vigorar. Marcas que conseguem fazer esses jovens vigorarem têm um aspecto importantíssimo na vida deles".

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.