Foto do(a) blog

Jornalismo, educação, tecnologia e as combinações disso tudo

Opinião|Reflexão: "Bons artistas copiam; grandes artistas roubam!"

PUBLICIDADE

Foto do author Paulo Silvestre
Atualização:

A frase acima, atribuída a Steve Jobs, não é muito inspiradora, mas abre a cena abaixo de "Piratas da Informática" ("Pirates of Silicon Valley", 1999), talvez a mais memorável do filme. Em apenas três minutos, o filme demonstra como a Apple "roubou" a ideia da interface gráfica e do mouse da Xerox e, ao lançar o Lisa e principalmente o Macintosh, passou ao mundo a ideia de que que foram eles que inventaram tudo aquilo.

PUBLICIDADE

A sequência, com narração em off de Steve Wozniak (co-fundador da Apple) é memorável e merece ser vista. Mesmo por que ela traz vários ensinamentos para qualquer negócio:

  • valorize a "prata da casa";
  • não despreze o que não entende;
  • esteja aberto a oportunidades e ao novo;
  • fique atento à concorrência;
  • surpreenda sempre o consumidor;
  • a galinha que cacareja mais alto nem sempre é a dona dos ovos, mas leva a fama.

Esse filme de baixo orçamento é brilhante! Nada daqueles filmes "chapa branca" sobre o Jobs que saíram nos últimos anos. Mostra o surgimento da microinformática contando os primeiros anos da Apple e da Microsoft. Infelizmente está meio difícil de encontrá-lo online ou em DVD. Mas, se tiver chance, assista!

E você, já passou por experiências com as dos itens acima na sua carreira? Compartilhe aqui com a gente ?

Publicidade



Opinião por Paulo Silvestre

É jornalista, consultor e palestrante de customer experience, mídia, cultura e transformação digital. É professor da Universidade Mackenzie e da PUC–SP, e articulista do Estadão. Foi executivo na AOL, Editora Abril, Estadão, Saraiva e Samsung. Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, é LinkedIn Top Voice desde 2016.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.