Reflexão: você já magoou alguém online? De propósito ou sem querer?

Reflexão: você já magoou alguém online? De propósito ou sem querer?

Paulo Silvestre

13 de março de 2019 | 21h26

A maior parte da nossa comunicação é feita pelos meios digitais. E, apesar do avanço das mensagens de voz, a comunicação escrita ainda domina: mensagens, e-mails, posts, comentários.

Surge então um problema: não sei o que você acha, mas eu tenho a sensação de que as pessoas estão escrevendo cada vez pior! Observo erros grosseiros de ortografia e de gramática, e a pontuação está virando artigo de luxo.

Sei que o meio digital pede uma comunicação mais dinâmica e mais rápida. E eu sou um defensor da língua viva. Mas não podemos simplesmente jogar no lixo algumas regras.

Para tornar a situação mais dramática, escreve-se na língua falada, que exige elementos não-verbais para ser totalmente compreendida, como variações no tom de voz e linguagem corporal. Emojis (que gosto muito) são ótimos para minimizar essa falta, mas não fazem milagre 😉

Por tudo isso, vejo um monte de mal-entendidos, saias justas e mágoas, simplesmente porque o emissor manda sua mensagem sem o mínimo cuidado. Resultado: rusgas entre colegas, amigos e familiares, imagem manchada e até negócios em risco!

Então, fica minha dica: antes de escrever qualquer coisa, trate bem a língua. As pessoas com quem você conversa agradecem!

Tudo o que sabemos sobre:

linguagemmágoaPaulo Silvestre

Tendências: