Emoticon :-) e um sorriso real já têm o mesmo efeito no cérebro

PUBLICIDADE

Por Claudia Belfort
Atualização:

 

Você fica feliz quando alguém escreve o seguinte emoticon para você :-)?Eu me sinto bem. Agora não sabia era que esse efeito já está se tornando natural para nosso cérebro. Um novo estudo publicado na revista Neuroscience diz que o cérebro começou a responder a um emoticon com os mesmos sinais que antes só acompanhavam o processamento de um sorriso real ou seja, um sorriso num rosto real ou em traços e pontostêm o mesmo efeito.

PUBLICIDADE

Pesquisadores da Universidade Flinders, Austrália, mostraram a vinte participantes alguns emoticons de sorriso, rostos reais e figuras aleatórias que não se parecessem com rostos e gravaram a atividade cerebral deles. O resultado foi que em todos os casos os emoticons ativaram a mesma área do cérebro, embora não na mesma escala.Mas não vale inverter o emoticon, ao serem apresentados de lado invertido,ou de ponta cabeça, o cérebro os vê apenas imagens sem nexo.

:-) para você.

Publicidade

Foto: Minerva Studio/ Shutterstock (Royalty free) 

***

As informações divulgadas neste blog não substituem aconselhamento profissional. Antes de tomar qualquer decisão, procure um médico.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.