PUBLICIDADE

Abraço de afogado

Pobre é assim mesmo! Não pode ver ninguém - não importa quem! - em dificuldades, que corre para acudir. Estende a mão, reparte o pão, abre a casa, raciona a água, joga corda, divide a pinga, faz respiração boca-a-boca e o escambau. É, pois, natural que, instintivamente, Brasil, China e Índia se mobilizem para ajudar os países da zona do euro. Tadinha da Itália, né?

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Decididos a salvar o Velho Mundo da pindaíba, os chamados Brics - cada um com seu ministro da Fazenda a tiracolo - vão chegar mais cedo na semana que vem à reunião do FMI e do Banco Mundial, em Washington, para tentar socorrer as economias arrastadas pela dívida pública que devasta a Europa. Quem já foi pobre sabe o que é perder tudo na enxurrada, como queixam-se agora os ex-ricos no 'Financial Times'. Toda ação humanitária, no caso, é louvável!

Só precisa tomar cuidado com o abraço de afogado! No desespero, como se sabe, o ser humano tem sempre o impulso de morrer agarradinho a sua tábua de salvação. Como o próprio Guido Mantega está careca de saber, esse papo de dizer que (país) emergente não afunda, boia, é conversa fiada. Os ricos sempre nos confundiram com outra coisa.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.