PUBLICIDADE

Bo, Hu, Xi, Zé Cia

Bo Xilai, o ex-dirigente chinês recentemente expurgado por envolvimento em escândalo de corrupção e abuso de poder, tem o mesmo nome do cachorro da família Obama. Só se falava disso ontem nos bastidores do 18º Congresso do Partido Comunista em Pequim.

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Todo mundo ria baixinho do líder que virou piada, e é bem provável que outras bem mais pesadas tenham circulado no boca a boca dos 2.270 delegados - quase uma escola de samba - de todo país, reunidos no Grande Salão do Povo.

PUBLICIDADE

No plenário, conserva-se a tradição dos movimentos coreografados para tomar chá, bocejar, bater palmas e levantar o braço para oficializar a sucessão no poder - trocam, no caso, Hu Jintao por Xi Jinpung -, mas foi-se o tempo em que, nessas ocasiões, o pessoal não se divertia nem trancado no banheiro. A China mudou muito!

Tomara que os 1.700 jornalistas estrangeiros cobrindo o momento histórico em Pequim deem também ouvidos ao bochincho do backstage do Congresso.

Nem precisa ser bem articulado em mandarim para entender o que disse um delegado de Chongqing em bate-papo de corredor pouco antes da abertura do encontro:

-- E o Zeh Dhi Xeu, hein?!

Publicidade

Foi uma gargalhada geral!

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.