Canta a primavera, pá!

Dilma Rousseff desembarca hoje em Lisboa com uma resposta na ponta da língua para os jornalistas lusos - ô, raça! - que, decerto, vão lhe cobrar explicações para o que ela quis dizer em entrevista na semana passada com "Portugal não é bem Europa para nós brasileiros". É simples: "O Lula também não é bem um ex-presidente pra gente!"

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Não quer dizer que seja maior ou melhor, é diferente! Ou Dilma não teria atravessado o Atlântico para bater palmas pra maluco dançar. Nunca antes na história deste País um ex-presidente teve sucessor(a) na plateia de sua sagração honoris causa além mar. Acontece amanhã na Universidade de Coimbra em meio a uma guerra de tamancos daquelas na política e na economia da "terrinha".

A saia justa que veste Dilma e as autoridades portuguesas envolvidas neste encontro extemporâneo não cabe em Lula, que não está nem aí para as formalidades acadêmicas ou diplomáticas das festividades ao seu redor. O ex-presidente espera já estar livre desses salamaleques quando receber homenagem da Confraria do Vinho do Porto pela promoção da bebida. Taí uma instituição que nunca entra em crise em Portugal!

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.