PUBLICIDADE

De perto ninguém é comum!

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Uma dúvida cruel tem tirado o sono de Lula: Joel Santana é uma pessoa comum? Desde que criou o conceito de improviso para incluir José Sarney fora dessa, o presidente anda bastante confuso a respeito. Que diabos, afinal, é uma pessoa comum? - tem se perguntado com frequência. Nelson Mandela comentou qualquer coisa na terça-feira sobre o "rosto familiar" do Joel, mas não é o nariz batatudo, a bochecha caída ou a testa amarrotada o que faz do técnico carioca um sujeito mais ou menos igual a todo mundo nos dois lados do Atlântico abaixo da linha do Equador. Talvez o que faça de Joel um cara incomum seja justamente esta sua incrível capacidade de parecer comum em qualquer lugar do planeta.

PUBLICIDADE

O atual treinador da Seleção da África do Sul está virando uma espécie de Lula do futebol: diz as maiores maluquices, agora em dois idiomas, e todo mundo acha o maior barato. Joel Natalino Santana, assim como o presidente da República, tem esse poder de fazer soar genial o que dito pelo Dunga ou pelo Hugo Chávez pareceria pura estupidez. "Eu não tenho currículo, tenho testamento" - ooooohhhh! "Meu time não olha para trás, só olha para frente" - uau! "Decidi privatizar a disciplina" - cacilda! "Bufana Bufana play match very good!" - é mole?!

Trata-se de um raro espécime de brasileiro básico bem sucedido, claro que nem tanto quanto o presidente Lula - taí o Barack Obama que não me deixa mentir quando se desmancha em elogios ao "cara". Se bem que, até a semana passada, quando os EUA ainda não eram o país do futebol, seu presidente nunca tinha ouvido falar em Joel Santana. E já deve estar se perguntando se é comum esse tipo de cara no Brasil. Difícil explicar, né?!

Texto publicado na coluna Ambulatório da Notícia deste domingo no caderno Aliás do 'Estadão'.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.