Maltratados sim, discriminados nunca!

O Brasil pode até ter bons motivos para submeter visitantes espanhóis a regras mais severas de controle de imigração, mas, a despeito da justificativa de reciprocidade entre países soberanos, maus tratos a passageiros em nossos aeroportos nunca foi - e nem será - exclusividade de qualquer nacionalidade em trânsito. O próprio turista brasileiro sofre sem nenhum privilégio toda vez que viaja de avião.

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O espanhol que a partir de agora visitar o Brasil não deve pensar na chegada a Cumbica ou ao Galeão que está penando no aeroporto só porque veio do país ibérico. Nada disso! Ingleses, portugueses, norte-americanos, alemães ou soteropolitanos, não importa a procedência, basta ser passageiro para passar por poucas e boas no calvário entre o avião e o táxi.

PUBLICIDADE

Nossas autoridades aeroportuárias podem ser tudo - incompetentes, relapsas, negligentes e mal preparadas -, mas não há notícias de ações discriminatórias para maltratar mais a uns que a outros em solo.

Não é porque um em cada quatro turistas espanhóis está à procura de emprego que as coisas vão piorar pro lado deles. Podem chegar sem susto, desde já advertidos de que aeroporto aqui no Brasil é complicado mesmo!

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.