PUBLICIDADE

Rabanadas conquistam República dos Panetones

A não ser que estoure nos próximos dias um novo grande escândalo político envolvendo a rabanada, a tradição portuguesa da fatia de pão embebida em leite, passada no ovo, frita e servida com açúcar e canela deve roubar de vez a cena do panetone na mesa de Natal do brasileiro em 2009. Símbolo da última grande lambança do governador José Roberto Arruda, o bolo de massa fermentada com frutas cristalizadas, passas e sotaque italiano virou marca registrada da indignação popular neste final do ano. Nem a Yeda Crusius atingiu nos últimos meses marcas tão impressionantes de rejeição junto à opinião pública.

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A indústria do panetone está ainda estimando o prejuízo esperado para este período de Festas. Talvez escape da quebradeira o fabricante que vencer o pregão eletrônico da próxima quinta-feira, em Brasília, quando o governo do Distrito Federal vai licitar a compra de 120 mil panetones "destinados à distribuição em famílias de baixa renda". A ideia de fazer do pobre um álibi, traduzindo em caridade o que "as imagens não falam por si", virou a grande obsessão de Arruda depois daquilo tudo. O panetone, na verdade, foi a primeira coisa que lhe veio à cabeça devido à proximidade do Natal. Poderia ter creditado o flagrante de dinheirama ao peru amigo ou ao bacalhau beneficente, mas, na hora agá, sobrou para o panetone, coitado!

PUBLICIDADE

Não é a primeira vez que um artigo inofensivo de consumo cai em desgraça junto com a reputação de políticos e governantes pegos com a boca na botija. No início de 2008, a tapioca protagonizava o escândalo da vez em Brasília, assim como, num passado metido à besta, o uísque Logan, a caneta Mont Blanc e a gravata Hermés viraram grifes malditas da era Collor. Não lembro direito que outras marcas sofisticadas ocuparam na época o vácuo no mercado, mas é certo que, no caso da derrocada do panetone, só vai dar rabanada neste Natal.

Texto publicado na coluna Ambulatório da Notícia deste domingo no Estadão.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.