PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Diversidade e Inclusão

À luz em Libras

Em Santos, intérprete da Língua Brasileira de Sinais participa pela primeira vez do parto do filho de um casal surdo.

Foto do author Luiz Alexandre Souza Ventura
Por Luiz Alexandre Souza Ventura
Atualização:

Intérprete de Libras acompanhou casal do pré-natal à alta depois do parto. Foto: Nathalia Filipe / Prefeitura de Santos.


Miguel é o segundo filho da zeladora Shirley França de Souza, 36 anos, e o primeiro do operador Gabriel Luiz dos Santos Silva, de 27 anos, ambos surdos que se comunicam preferencialmente na Língua Brasileira de Sinais. O menino veio à luz no último dia 6 julho no Hospital e Maternidade Dr. Silvério Fontes, na zona noroeste de Santos, litoral sul de SP, parto que teve, pela primeira vez na região, acompanhamento de uma intérprete da Central de Libras da Prefeitura.

PUBLICIDADE

Shirley e Gabriel são surdos oralizados, mas é difícil sustentar uma longa conversa com ouvintes, o que torna fundamental a fluência em Libras. No começo do pré-natal, a mãe não pediu intérprete e, em determinado momento, isso impediu uma comunicação segura com a médica.

"Seria muito difícil continuar porque ninguém da minha família sabe Libras. Poderiam me passar alguma informação errada. Foi muito importante ter junto comigo alguém fluente nas duas línguas (português e a língua de sinais)", diz Shirley, que relembra as dificuldades no nascimento da primeira filha, Ysabella, atualmente com 5 anos. "Aquela comunicação foi toda por escrito, eu entendia, mas sempre com medo de haver alguma falha. Agora, com a intérprete aqui, foi um alívio", comenta.


Publicidade

Miguel nasceu em 6 de julho. Foto: Nathalia Filipe / Prefeitura de Santos.


Roseane Cristina Rosa, a intérprete, estava com o casal no momento do ultrassom que registrou os batimentos do coraçãozinho do bebê e escutou o som que Shirley e Gabriel não puderam ouvir, mas apenas ver, com o forte movimento replicado no monitor.

A participação de Roseane no parto foi um pedido de Shirley. No começo da madrugada do dia em que Miguel veio à luz, ela fez uma chamada de vídeo para a intérprete, que manteve o atendimento à distância até 4h, quando elas se encontraram no hospital. Miguel nasceu às 8h17 e Roseane continuou acompanhando o casal durante a internação, oito horas por dia, até a alta, no dia 8.

"O atendimento da Central de Libras ao munícipe surdo é bem amplo, abrange todos os aspectos da saúde e, pela primeira vez, seguiu até uma cesárea, com respaldo técnico e humanizado, de maneira igualitária", afirma Cristiane Zamari, coordenadora do setor de Defesa de Políticas para a Pessoa com Deficiência (Codep) de Santos.

Para saber mais sobre a Central de Libras da Prefeitura de Santos, mande mensagem pelo WhatsApp (13) 99155-2377, siga @centraldelibrassantos no Instagram ou envie email para centraldelibras@santos.sp.gov.br.


Miguel é o primeiro filho de Shirley e Gabriel. Foto: Nathalia Filipe / Prefeitura de Santos.


Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.