PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Diversidade e Inclusão

Abominável PCD

Sou uma pessoa com deficiência e não aceito, jamais, ser resumido, reduzido, simplificado, encapsulado numa corruptela preconceituosa, discriminatória, excludente e, acima de tudo, estúpida.

Foto do author Luiz Alexandre Souza Ventura
Por Luiz Alexandre Souza Ventura
Atualização:

 Foto: Crédito: Agência Brasil.


A sigla PCD vem ganhando espaço em reportagens, publicações nas redes sociais, apresentações corporativas e até mesmo em identificações pessoais. 'Fulano de Tal (PCD)' surge nos perfis de pessoas com deficiência, principalmente quando se trata do acesso ao trabalho ou do comércio de produtos específicos.

PUBLICIDADE

O mercado automotivo é o exemplo mais direto. A frase 'Vendas especiais PCD' estampa anúncios das montadoras, que sabem muito bem como as isenções de IPI, ICMS e IPVA são atrativas e mantiveram o caixa de muitas dessas empresas no azul, inclusive nas fases mais críticas da crise financeira que atinge nosso País.

No ambiente corporativo, tornou-se quase um crachá. 'Vagas PCD' aparecem em páginas de consultorias de RH, em textos sobre a Lei n° 8.213/1991, a conhecida Lei de Cotas, em palestras, seminários e debates.

PCD para identificar a pessoa com deficiência é abominável, a desumanização máxima, a destruição do entendimento sobre o que significa ter deficiência e conviver com impedimentos mantidos pela sociedade e seus preconceitos.

Contradiz tudo o que estamos conquistando com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (n° 13.146/2015) e nos arremessa de volta à cela onde a discriminação e o desconhecimento nos acorrentam.

Publicidade

Essa horrorosa nomenclatura, PCD, é a transformação da pessoa em produto, em item de série fabricado com defeito. É a referência exclusiva à deficiência, com a eliminação da persona e a extinção do indivíduo.

Apontar uma pessoa e identificá-la como PCD é uma agressão. Escancara, mais uma vez, a absoluta ausência de compreensão sobre o ser humano, todos os seres humanos, e suas imperfeições.

PCD é abominável porque afunda a pessoa em sua condição, reduz nossa complexidade a uma característica, restringe nosso universo pessoal ao que não podemos executar.

Sou uma pessoa com deficiência e não aceito, jamais, ser resumido, reduzido, simplificado, encapsulado numa corruptela preconceituosa, discriminatória, excludente e, acima de tudo, estúpida.

PCD é a PQP!!!

Publicidade


Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.