Foto do(a) blog

Diversidade e Inclusão

Ações marcam o Dia Internacional da Síndrome de Down

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Alexandre Souza Ventura
Por Luiz Alexandre Souza Ventura
Atualização:

Curta Facebook.com/VencerLimitesSiga @LexVenturaMande mensagem para blogvencerlimites@gmail.comO que você precisa saber sobre pessoas com deficiência

PUBLICIDADE

//www.youtube.com/embed/Ju-q4OnBtNU

Diversas cidades brasileiras programaram ações nesta sexta-feira, 21, para celebrar o Dia Internacional da Síndrome de Down. Este é o nono ano do evento, que tem repercussão mundial. A data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2012.

O World Down Syndrome Day (WDSD) publica uma lista de informações e recomendações para pessoas que têm Síndrome de Down, familiares e médicos, na qual ressalta que não se trata de uma doença, mas de uma condição genética. No Brasil, a Federação Brasileira das Associações Síndrome de Down mantém disponível uma lista de documentos explicativos.

Para o psiquiatra Daniel Martins de Barros, coordenador médico do Núcleo de Psiquiatria Forense e Psicologia Jurídica (Nufor) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (IPq-HC), "a promoção de eventos, debates, apresentações, envolvendo pessoas com Síndrome de Down e seus familiares, permite que a sociedade tome mais contato com a síndrome, conheça os seus portadores e enxergue seu potencial, consequentemente, reduzindo a visão preconceituosa sobre eles".

Publicidade

 Foto: Estadão

Em recente entrevista à coluna da jornalista Sonia Racy, o deputado federal Romário, que tem uma filha com Síndrome de Down, falou sobre o assunto. "Costumo dizer que, para criar uma criança especial, é só dar mais um pouquinho de amor. No resto, é igual a qualquer filho".

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que também tem um filho com Síndrome de Down, nascido em janeiro deste ano, publicou a informação no Facebook. "Hoje, os médicos confirmaram o que já estava pré-diagnosticado há algum tempo. Miguel, entre outras características que o fazem muito especial, chegou com a Síndrome de Down. Seja bem-vindo, querido Miguel. Como disse seu irmão, você chegou na família certa! Agora, todos nós vamos crescer com muito amor, sempre ao seu lado".

 

 Foto: Estadão

O que é - Síndrome de Down é um distúrbio genético causado pela presença de um cromossomo 21 extra, total ou parcialmente. Recebe o nome em homenagem a John Langdon Down, médico britânico que a descreveu em 1862. É caracterizada por uma combinação de diferenças maiores e menores na estrutura corporal. Costuma ser identificada no nascimento.

LEIA TAMBÉM - Gastronomia para inclusão.

LEIA TAMBÉM - Campanha da APAE para inclusão de pessoas com deficiência intelectual.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.