Luiz Alexandre Souza Ventura
18 de dezembro de 2017 | 11h28
Construída na Unidade Ibirapuera, a sala AVP coloca em prática orientações dadas por escrito aos pacientes operados. Imagem: Divulgação
Amenizar ansiedade e expectativa de pacientes submetidos a cirurgias ortopédicas é a base do projeto inaugurado pelo Hospital AACD no último dia 6 de dezembro. A sala ‘Ambiente Vida Prática’, chamada também de AVP, simula o ambiente residencial e promove a reabilitação a partir de desafios da rotina diária.
Subir e descer degraus e rampas, deitar e levantar da cama, lidar com objetos no criado-mudo quando estiver deitado, trabalhar sentado em uma mesa de escritório ou em pé na cozinha ou lavanderia, pegar objetos altos e baixos e usar o banheiro, além de aplicar atividades interativas para pacientes que buscam condicionamento ou precisam conquistar algum movimento específico fazem parte do tratamento.
“No período pós-operatório e ainda no hospital podemos vivenciar, de forma supervisionada e com recursos tecnológicos, as atividades que o paciente vai realizar em seu dia a dia para desenvolver as melhores estratégias de execução funcional e com o menor risco possível”, explica Marcelo Satori, diretor médico do Hospital AACD.
“No decorrer do projeto, identificamos outras oportunidades e perfis de pacientes que poderiam se beneficiar da proposta do ambiente, como por exemplo, orientações pré-operatórias, reabilitação virtual e a simulação de cômodos de uma casa”, comenta.
Espaço estimula e treina pacientes submetidos a cirurgias que enfrentam dificuldades de mobilidade. Imagem: Divulgação
Construída na Unidade Ibirapuera (Avenida Professor Ascendino Reis, nº 724), a sala AVP coloca em prática as orientações dadas por escrito aos pacientes operados. O espaço é indicado para quem enfrenta restrição ou risco na vida diária, por exemplo, após cirurgias da coluna, quadril ou de joelho, diminuindo a expectativa na alta e prevenindo possíveis acidentes domésticos.
“Como o paciente tem a oportunidade de vivenciar um ambiente domiciliar ainda dentro do hospital, as dúvidas e inseguranças no retorno ao lar serão reduzidas, promovendo o retorno mais seguro para casa. Isso tem impacto na redução do tempo de retorno do paciente ao trabalho, escola, ou qualquer atividade que faça parte de sua vida”, esclarece o diretor médico do Hospital AACD.
Quer receber as notícias do #blogVencerLimites pelo WhatsApp? Adicione (11) 97611-6558 aos contatos e mande a frase ‘VencerLimitesWhatsApp’
Mande mensagem, crítica ou sugestão para blogVencerLimites@gmail.com
Acompanhe o #blogVencerLimites nas redes sociais
Facebook – Twitter – Instagram – LinkedIn – Google+ – YouTube
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.