PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Diversidade e Inclusão

Ameaça aos empregos das pessoas com deficiência ganha força na pandemia

Fundação Dorina alerta para queda nas oportunidades e colocações. Em 2020, instituição intermediou a contratação de 60 profissionais cegos ou com baixa visão. No ano anterior foram 116, quase o dobro. Dieese registrou 45 mil demissões de trabalhadores com deficiência no ano passado e a extinção de 28 mil vagas até abril de 2021.

Foto do author Luiz Alexandre Souza Ventura
Por Luiz Alexandre Souza Ventura
Atualização:

Stephani Felix Santos tem baixa visão e conseguiu emprego por intermédio da Fundação Dorina. Crédito: Divulgação. Foto: Estadão


O pandemia de covid-19 está ampliado as barreiras para a criação de empregos e provocando demissões de pessoas com deficiência desde o ano passado. O alerta é feito pela Fundação Dorina Nowill para Cegos, que mantém um programa de inclusão no trabalho voltado a profissionais com deficiência visual ou com baixa visão. Em 2020, a instituição intermediou a contratação de 60 trabalhadores. Em 2019 foram 116, quase o dobro.

"A Lei de Cotas (nº 8213/1991), que completou 30 anos em 24 de julho, torna-se ainda mais relevante neste momento", diz a Fundação.


LEIA TAMBÉM:

Câmara tem mais um projeto que ataca a Lei de Cotas

Publicidade


De acordo com o DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), 45 mil trabalhadores com deficiência perderam seus empregos em 2020, mesmo com a vigência do Programa Emergencial de Manutenção de Emprego e Renda (Lei nº 14.020), que proibiu, entre julho e dezembro, as demissões das pessoas com deficiência.

"Neste momento, as pessoas trabalham sem essa proteção legal, que garantia a empregabilidade", ressalta a Fundação Dorina. De janeiro do ano passado até abril de 2021, foram extintas 28.551 vagas para pessoas com deficiência.


Para receber as reportagens do#blogVencerLimites no Telegram, acesse t.me/blogVencerLimites.



Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.