Aplicativo divulga programação cultural acessível para pessoas com deficiência

Aplicativo divulga programação cultural acessível para pessoas com deficiência

'Vem CA', criado pela ONG Escola de Gente, destaca museus, peças de teatro, festivais gastronômicos, cinemas, circos, bibliotecas e outras atividades que oferecem recursos para inclusão do público com deficiência em todo o País. Ferramenta é gratuita.

Luiz Alexandre Souza Ventura

03 de outubro de 2019 | 11h35


Ouça essa reportagem com Audima no player acima ou acompanhe a tradução em Libras com Hand Talk no botão azul à esquerda.


Descrição da imagem #pracegover: Montagem com três imagens que destacam a logomarca do aplicativo Vem CA à frente do rosto de duas pessoas que estão sorrindo – uma jovem com síndrome de Down e uma mulher negra -, a frase ‘sem acessibilidade, a arte não vive’ e, mais abaixo, um banner com diversos ícones que representam recursos acessíveis. Crédito: Divulgação.


A oferta de eventos culturais com acessibilidade para pessoas com deficiência ainda é muito limitada no Brasil. E, quando estão em cartaz, as informações sobre essas atividades chegam a um pequeno grupo, muitas vezes sem detalhar quais recursos estão incluídos.

Para tentar suprir essa demanda, dar visibilidade a museus, teatros, cinemas, circos, bibliotecas e qualquer outra manifestação acessível, a ONG Escola da Gente desenvolveu o aplicativo ‘Vem CA’ (Android e iOS).

Com alcance nacional, gratuita e acessível, a plataforma mostra para pessoas com e sem deficiência o que, quando, onde e com quais ferramentas de acessibilidade a atividade foi montada.


Descrição da imagem #pracegover: Tela do aplicativo Vem CA com ícones de 12 diversos recursos de acessibilidade, além do botão do tipo de evento e da data para o usuário buscar. Crédito: Reprodução.


O usuário pode pesquisar sobre espetáculos de teatro com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais), exposições que garantem circulação e autonomia para quem usa cadeira de rodas, sessões de filmes com audiodescrição e muito outros itens.

No total, é possível cadastrar 12 tipos de atividades culturais, com até 12 recursos de
acessibilidade, entre os quais também estão assento acessível, guia acessível, banheiro acessível, elevador, rampa, gratuidade, legendas, Libras tátil, linguagem simples, piso tátil, publicações acessíveis e visita tátil.

O aplicativo tem mecanismo de leitura das funções para pessoas cegas, conteúdo em Libras, definição de cores de contraste para ajudar quem tem daltonismo, navegabilidade simplificada, botões maiores, pode ser manuseado com apenas uma mão, tem descrição das imagens e ícones visuais de busca para facilitar a compreensão de usuários com deficiência intelectual, psicossocial ou dificuldades para compreender informações.


Descrição da imagem #pracegover: QR Code para acesso à página do aplicativo ‘Vem CA’. Crédito: Reprodução.


O ‘Vem CA’ recebeu recursos por meio das leis de incentivo à cultura do Ministério da Cidadania e da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, com patrocínio das empresas Itaú, MRS Logística, Oi, White Martins e Wilson Sons, além de apoio da Associação Nacional do Ministério Público de Contas, Associação Nacional dos Procuradores da República, Ashoka Empreendedores Sociais, Baptista Luz Advogados, Fundação Pedro Jorge e Oi Futuro.

É um desdobramento dos projetos culturais da Escola de Gente, entre os quais se destaca o grupo de teatro ‘Os Inclusos e os Sisos’, criado na ONG em 2003 pela atriz e
apresentadora Tatá Werneck, que já se apresentou para mais de 100 mil pessoas, sempre com temáticas da inclusão e com acessibilidade.

Para receber nossas notícias direto em seu smartphone, basta incluir o número (11) 97611-6558 nos contatos e mandar a frase ‘VencerLimites’ pelo Whatsapp. VencerLimites.com.br é um espaço de notícias sobre o universo das pessoas com deficiência integrado ao portal Estadão. Nosso conteúdo também está acessível em Libras, com a solução Hand Talk, e áudio, com a ferramenta Audima. Todas as informações publicadas no blog, nas nossas redes sociais e enviadas pelo Whatsapp são verdadeiras, produzidas e divulgadas após checagem e comprovação. Compartilhe apenas informação de qualidade e jamais fortaleça as ‘fake news’. Se tiver dúvidas, verifique.


Mande mensagem, crítica ou sugestão para blogVencerLimites@gmail.com

Acompanhe o #blogVencerLimites nas redes sociais

Facebook Twitter Instagram LinkedIn YouTube


Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.