Foto do(a) blog

Diversidade e Inclusão

Aplicativo ensina termos de educação profissional em Libras

Software desenvolvido pelo Senai complementa lições presenciais com intérpretes da Língua Brasileira de Sinais. Glossário abrange sete áreas da tecnologia. App tem versões para Android e para iOS.

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Alexandre Souza Ventura
Por Luiz Alexandre Souza Ventura
Atualização:


Ouça essa reportagem com Audima no player acima ou acompanhe a tradução em Libras com Hand Talk no botão azul à esquerda.


Descrição da imagem #pracegover: Cópias de telas do aplicativo Senai Libras que mostram a interface de abertura do software e duas imagens da avatar, uma mulher negra, fazendo os sinais das palavras 'Linux' e 'Manutenção'. Crédito: Reprodução.  Foto: Estadão


O aplicativo SENAI Libras, disponível para Android e iOS, desenvolvido por professores e instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, apresenta termos da educação profissional em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

O glossário tem atualmente 100 verbetes de sete áreas da tecnologia e deve chegar a 650 termos até o fim do ano.


/

PUBLICIDADE


De acordo com o Senai, o software complementa as aulas presenciais com intérpretes de Libras e foi validado por diversos usuários surdos, além de especialistas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

O aluno busca o termo que deseja aprender ou traduzir e um avatar ensina os movimentos das mãos, a expressão facial e corporal.

Segundo a instituição, desde 2007, aproximadamente 14 mil pessoas com deficiência são matriculadas em suas escolas todo ano, totalizando 200 mil alunos com deficiência no período.


Mande mensagem, crítica ou sugestão para blogVencerLimites@gmail.com

Acompanhe o #blogVencerLimites nas redes sociais

YouTube


Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.