Luiz Alexandre Souza Ventura
15 de março de 2016 | 14h59
Escultura reproduz ‘ABAPORU’ de Tarsila do Amaral (Divulgação)
———-
Está em cartaz no Memorial da Inclusão, em São Paulo, até o dia 26 de abril, a exposição ‘Arte Eficiente: Tarsila do Amaral’. São 19 telas, duas esculturas e um mosaico de placas de imãs com releituras de obras da artista brasileira, produzidas por pessoas com deficiência física e intelectual do Centro de Desenvolvimento Social, Educacional e Cultura Bem-me-Quer.
Entre os destaques estão ‘Abaporu’, ‘A Negra’ e ‘O Mamoeiro’, recriadas em tinta acrílica e argila. A mostra tem ainda esculturas táteis, telas interativas, audiodescrição e legenda com caracteres ampliados e painéis em braile.
ABAPORU, 1928, óleo sobre tela, 85×73 cm, (P101), Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires – Fundación Costantini, Buenos Aires, Argentina (Reprodução) – Em janeiro de 1928, Tarsila deu de presente ao seu marido, o escritor Oswald de Andrade, uma obra para impressioná-lo. Muito empolgado, ele disse que era o melhor quadro que ela já tinha feito e o batizaram com as palavras indígenas ‘Aba’, que significa homem, e ‘poru’, que é o homem que come carne humana. Abaporu significa o antropófago. Em seguida Oswald escreveu o Manifesto Antropófago e iniciou o Movimento Antropofágico, inspirados na obra. Este é o quadro mais importante da arte brasileira. Fonte: http://tarsiladoamaral.com.br.
SERVIÇO:
Exposição ‘Arte Eficiente: Tarsila do Amaral’
Data: até 26 de abril (de segunda a sexta-feira)
Horário: das 10h às 17h
Local: Memorial da Inclusão – Sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10 – Barra Funda – São Paulo/SP
Visitas agendadas: memorial@sedpcd.sp.gov.br ou (11) 5212-3727
Entrada gratuita
Acesse: http://www.memorialdainclusao.sp.gov.br/br/home/entrada.shtml (Reprodução)
Saiba mais – Inaugurado no dia 3 de dezembro de 2009, o ‘Memorial da Inclusão: os Caminhos da Pessoa com Deficiência’ tem o propósito de reunir em um só espaço fotografias, documentos, manuscritos, áudios, vídeos e referências aos principais personagens, às lutas e às várias iniciativas que incentivaram as conquistas e melhores oportunidades às pessoas com deficiências. Aborda cada uma das quatro deficiências – auditiva, visual, intelectual e física. Apresenta atrações como a Sala Preparatória dos Sentidos, um local escuro com painéis de texturas diversas, alteração de temperatura e sensores sonoros e olfativos.
———-
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.